Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. EEB Jurema Savi Milanez...

EEB Jurema Savi Milanez de Quilombo cria projeto de leitura na escola

escola jurema cria projeto de leitura 20160329 1456510522

Nesta terça-feira, 29, a Escola de Educação Básica Prof.ª Jurema Savi Milanez, de Quilombo, deu início a um projeto para incentivar a leitura na escola, envolvendo todos os componentes curriculares e comunidade escolar. A primeira aula de cada turno (matutino e vespertino) foi destinada ao desenvolvimento de atividades diretamente relacionadas à leitura, dentro do conteúdo específico da aula programada.

A intenção é repetir a atividade quinzenalmente para conscientizar os alunos da importância desse hábito e para que esta prática se torne rotina. O desafio é estimular os alunos para a literatura, que hoje compete a atenção das crianças e adolescentes com a internet, computador, videogame, televisão e smartphones, além de os alunos estarem em núcleos familiares que pouco incentivam à leitura, entre outros fatores que afastam o estudante do universo dos livros.

“O Dia da Leitura acontecerá uma vez a cada 15 dias, em dias variados da semana para não cair sempre no horário da mesma disciplina, para que os alunos possam entender a importância da leitura e o que ela proporciona”, explica a professora orientadora de leitura, Delcivane Troian Kottwitz.

A escola também abriu a possibilidade para que a comunidade doe ou empreste livros para a biblioteca e incentiva ex-alunos a verificarem se mantêm algum livro pertencente à escola em casa. “Era para termos mais livros, de literatura temos muito poucos. Há muitos livros fora da escola, com ex-alunos, por isso propomos esse projeto. Dessa forma poderemos proporcionar esses momentos com mais opções e qualidade para a leitura dos alunos”, diz Delcivane.

escola jurema cria projeto de leitura 20160329 1383040471O primeiro dia em que a atividade ocorreu teve a adesão de praticamente toda a escola. A maioria das salas de aula e professores aderiu à iniciativa e leu durante o horário proposto. A direção da escola e outros servidores também entraram no clima e deram o exemplo.

“Claro que não é só hoje que vai surtir resultado, mas aos poucos vamos conseguir motivar os alunos e os novos livros que conseguirmos vão ajudar, porque os que têm na biblioteca eles já conhecem. Eles perceberam que não precisa ler apenas a literatura tradicional nas aulas de Língua Portuguesa, mas que podem ler outros tipos de textos noutros momentos e essa descoberta eles fazem por conta própria, desde que tenhamos os instrumentos aqui”, avalia Delcivane.

Em razão do Dia Nacional do Livro Infantil, mais conhecido como Dia de Monteiro Lobato, comemorado em 18 de abril, a escola planeja uma feira do livro, com apresentações artísticas envolvendo música, dança, teatro, contação de histórias, entre outras atividades.

{article Vinicios Ranzan – assinatura – ADR Quilombo }{text}{/article}

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support