Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. EEB Joaquim Nabuco da...

EEB Joaquim Nabuco da SDR Xanxerê realiza pesquisa sobre a Copa do Mundo

copa do mundo 20140710 1387623580

Alunos da EEB Joaquim Nabuco, de Xanxerê, realizam uma pesquisa sobre as opiniões da comunidade em relação à Copa do Mundo 2014 antes e após o evento. O estudo engloba alunos do 8º ano e é coordenado pela professora de Matemática, Rosemarcia Amarante.

Após debates sobre a decisão do Brasil sediar o campeonato e todas as questões polêmicas relacionadas, as turmas retomam à discussão ao final do evento. “Eles entrevistam os pais e familiares, além de pessoas que passam em frente à escola. Os dados vão ser compilados e apresentados em forma de gráficos”, afirma a professora. A pesquisa conta com duas perguntas: “você era favorável ao mundial no Brasil?” e “hoje, com o mundial acontecendo no País, você é favorável?”. A previsão é que o trabalho seja finalizado na próxima semana.

A assistente técnico-pedagógica da escola, Luciane Marchioro Trevisan, explica que o tema Copa do Mundo foi trabalhado em todas as disciplinas e turmas do 1º ao 8º ano, por meio do projeto Copa do Mundo 2014 – Todos Juntos Somos Um. “Os alunos pesquisaram informações gerais (como área territorial, população, localização), curiosidades e dados sobre a educação nos 32 países participantes da Copa do Mundo. Depois, produziram ilustrações representando a cultura das diferentes nações. Todos os professores colaboraram com tema”, ressalta Luciana. Os desenhos estão expostos no hall de entrada do Supermecado Badotti.

Os estudantes aprovaram a atividade. Para a aluna Naiana Piaseski, o trabalho foi demorado e intenso. “Eu pesquisei sobre a Austrália e me chamou a atenção as belezas naturais do país e o número de cangurus, que é equivalente ao dobro do número de habitantes. Também por ser o 1º país do mundo em qualidade da Educação e o 60º no futebol”. Érica Ribeiro pesquisou sobre a Espanha. “O país tem os professores mais bem pagos do mundo, mas os índices de Educação são baixos comparados aos outros países da Europa”.

{article Adriana Paula Mattiello – SDR Xanxerê}{text}{/article}