Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Escola Governador Irineu Bornhausen...

Escola Governador Irineu Bornhausen desenvolve projeto de incentivo à leitura


Fotos: Divulgação

Pensando em desenvolver um projeto que contribuísse na construção de um futuro melhor para os alunos, a empresa LPD iniciou o Formando Jovens Leitores, na Escola de Educação Básica Governador Irineu Bornhausen, de Dionísio Cerqueira. A proposta foi buscar um envolvimento mais profundo da empresa LPD na realidade escolar. O incentivo à leitura surgiu como um elo entre as necessidades da escola e o desejo da empresa em contribuir de maneira mais participativa no trabalho escolar.

O projeto de leitura acontecerá durante o ano letivo com aulas de leitura sendo realizadas diariamente por 15 minutos no início turno escolar. Uma vez por semana, aulas de português e espanhol também são dedicadas à leitura. Entre as ações programadas estão: promover a cada ano o Sarau Literário, que traz diferentes línguas e linguagens que permeiam o contexto escolar, contribuindo para a formação intelectual e principalmente cultural dos educandos; montar cantinhos de leitura na escola para horário de recreio e recreações; colocar lembretes, cartazes, poesias em todos os ambientes da escola; baú de leitura, em que a escola organizará uma caixa de livros, resultantes de uma campanha, e cada dia ela pode passar em uma sala.

O recurso doado pela empresa LPD será utilizado na estruturação da biblioteca da escola, com todo o mobiliário necessário, bem como a construção de um espaço adequado para os momentos de leitura. Também serão adquiridos 100 exemplares de livros de Literatura Infanto-juvenil, para melhorar o acervo já existente e torná-lo mais atrativo.

O projeto também prevê momentos de trabalhos envolvendo funcionários da empresa LPD, professores e alunos da Escola. “O projeto teve início com a construção de todo o mobiliário para a biblioteca, em que trabalhamos também o conceito de sustentabilidade, no qual os ‘palets’ foram à matéria prima utilizada”, destacou a diretora da escola Sirlei Stahl.

O secretário regional Norberto Hart destacou que são iniciativas como esta da empresa LPD que abrem portas para que as crianças e adolescentes tenham novas oportunidades. “Temos muito a agradecer por essa iniciativa, pois sabemos da importância desse projeto para os alunos dessa escola. A dedicação de todos os envolvidos é um incentivo para as crianças, que muitas vezes se espelham nessas ações para o futuro”. 

{article Manoely Dias Cogo – ADR Dionísio Cerqueira}[text]{/article}

 

 

 

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support