Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Educação
  4. /
  5. Escola Governador Irineu Bornhausen...

Escola Governador Irineu Bornhausen desenvolve projeto com aulas de música


Foto: Manoely Dias Cogo / ADR Dionísio Cerqueira 

Pensando na prevenção e formação de bons hábitos, a Escola de Educação Básica Governador Irineu Bornhausen, de Dionísio Cerqueira, vem desenvolvendo atividades que vão além do currículo escolar.

Buscando parceria com o Poder Judiciário da Comarca de Dionísio Cerqueira, que destinou R$ 17 mil para a escola, está sendo desenvolvido o projeto escolar Desenvolvimento Pessoal – Musical e Artístico: Criando e Recriando no Ambiente Escolar.

Os valores foram transferidos a partir de penas pecuniárias relativas a crimes de menor gravidade e foram destinados à aquisição de equipamentos, como violões e teclados.

A diretora da escola Sirlei Stahl destacou que a vivência musical dentro da escola possibilita o trabalho das emoções, o desenvolvimento da sensibilidade, a percepção auditiva, a sociabilidade, entre tantas outras coisas. “Por meio da educação musical, há a possibilidade de se proporcionar ao educandos a vivência com outros contextos socioculturais”, disse.

Ela ainda destacou que valorizar os dons apresentados para a musicalização contribui fortemente para melhoria da disciplina de crianças e adolescentes. “Pelos resultados de trabalhos semelhantes a este, sabe-se que a prática da música torna os alunos mais disciplinados, concentrados, motivados e responsáveis em sala de aula e fora da escola”, afirmou.

As aulas de violão e teclado acontecem nas terças e quintas-feiras e os alunos participam no contraturno das aulas.

O professor responsável pelas aulas, Leonardo Wendramin, falou sobre a importância de criar novas oportunidades de aprendizado, cultura e lazer para os estudantes. “É uma maneira de diminuir o tempo ocioso dessas crianças e adolescentes. Isso contribui para que o aluno fique distante da marginalização, violência ou qualquer outra ocupação negativa para sua formação”, explicou. 

{article Manoely Dias Cogo – ADR Dionísio Cerqueira}[text]{/article}