Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. EEB Francisco Maciel Bageston...

EEB Francisco Maciel Bageston é premiada no concurso Escola Promotora de Saúde


Foto: Thiago Marthendal

O projeto “Todos juntos no combate ao mosquito Aedes Aegypti” da EEB Francisco Maciel Bageston, de Paial, ficou em segundo lugar no concurso Escola Promotora de Saúde, categoria Trabalho Pedagógico. A premiação foi entregue pelos secretários de Estado da Educação, Eduardo Deschamps, e o adjunto da Saúde, Murillo Capella, nesta segunda-feira, 23, na Fiesc, em Florianópolis.

Cerca de 50 mil alunos e mais de 2,6 mil professores estiveram envolvidos no concurso, em escolas de 31 Gerências Regionais de Educação (Gered). O Prêmio Educação e Saúde teve como objetivo promover a reflexão e a construção de conhecimentos acerca da prevenção e do combate ao mosquito Aedes aegypti, da febre de chikungunya e da febre do zika vírus, articulando a temática da educação ambiental e da saúde.

“É uma ação integrada e muito importante para que possamos evitar que se alastrem as doenças transmitidas pelo mosquito. Foi um trabalho de grande mobilização, com os alunos, escolas e comunidades, que resulta agora com o reconhecimento dos resultados. Só temos que parabenizar pelo esforço de todos os envolvidos”, disse Deschamps.

 Após passarem pela etapa regional, 71 trabalhos chegaram para a classificação da etapa estadual nas três categorias: trabalho pedagógico, produto de comunicação social impresso e produto de comunicação social audiovisual. Desses saíram os nove finalistas.

A EEB Francisco Maciel Bageston recebeu um computador e o título de Escola Promotora de Saúde.

 

As atividades

Os alunos, em parceria com a comunidade escolar e Secretaria Municipal de Saúde de Paial, realizaram várias ações de prevenção e combate ao mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus. “Já foram desenvolvidas peças de teatro, cartazes, placas informativas, estudos dos mosquitos, concursos culturais para escolhas da mascote do trabalho, elaboração de folhetos informativos para a comunidade e limpeza de ruas, terrenos baldios e arredores da escola”, explica a gestora da escola Loiri Sichelero.

As atividades são realizadas desde 2015 com os alunos do ensino médio inovador, sob a coordenação da professora de biologia Marilete Maria Feruck. Recentemente as Agentes Comunitárias de Saúde do município entregaram calendários produzidos pelos alunos em todas as residências, com lembretes para prevenção e combate do mosquito.

Mais informações para a imprensa:
Glauco Benetti
Assessoria de Imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Seara
E-mail: comunicacao@sar.adr.sc.gov.br
Telefone: (49) 3452-8600 / 98837-7430
Site: sc.gov.br/regionais/seara

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support