EEB Francisco Maciel Bageston é premiada no concurso Escola Promotora de Saúde
O projeto “Todos juntos no combate ao mosquito Aedes Aegypti” da EEB Francisco Maciel Bageston, de Paial, ficou em segundo lugar no concurso Escola Promotora de Saúde, categoria Trabalho Pedagógico. A premiação foi entregue pelos secretários de Estado da Educação, Eduardo Deschamps, e o adjunto da Saúde, Murillo Capella, nesta segunda-feira, 23, na Fiesc, em Florianópolis.
Cerca de 50 mil alunos e mais de 2,6 mil professores estiveram envolvidos no concurso, em escolas de 31 Gerências Regionais de Educação (Gered). O Prêmio Educação e Saúde teve como objetivo promover a reflexão e a construção de conhecimentos acerca da prevenção e do combate ao mosquito Aedes aegypti, da febre de chikungunya e da febre do zika vírus, articulando a temática da educação ambiental e da saúde.
“É uma ação integrada e muito importante para que possamos evitar que se alastrem as doenças transmitidas pelo mosquito. Foi um trabalho de grande mobilização, com os alunos, escolas e comunidades, que resulta agora com o reconhecimento dos resultados. Só temos que parabenizar pelo esforço de todos os envolvidos”, disse Deschamps.
Após passarem pela etapa regional, 71 trabalhos chegaram para a classificação da etapa estadual nas três categorias: trabalho pedagógico, produto de comunicação social impresso e produto de comunicação social audiovisual. Desses saíram os nove finalistas.
A EEB Francisco Maciel Bageston recebeu um computador e o título de Escola Promotora de Saúde.
As atividades
Os alunos, em parceria com a comunidade escolar e Secretaria Municipal de Saúde de Paial, realizaram várias ações de prevenção e combate ao mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus. “Já foram desenvolvidas peças de teatro, cartazes, placas informativas, estudos dos mosquitos, concursos culturais para escolhas da mascote do trabalho, elaboração de folhetos informativos para a comunidade e limpeza de ruas, terrenos baldios e arredores da escola”, explica a gestora da escola Loiri Sichelero.
As atividades são realizadas desde 2015 com os alunos do ensino médio inovador, sob a coordenação da professora de biologia Marilete Maria Feruck. Recentemente as Agentes Comunitárias de Saúde do município entregaram calendários produzidos pelos alunos em todas as residências, com lembretes para prevenção e combate do mosquito.
Mais informações para a imprensa:
Glauco Benetti
Assessoria de Imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Seara
E-mail: comunicacao@sar.adr.sc.gov.br
Telefone: (49) 3452-8600 / 98837-7430
Site: sc.gov.br/regionais/seara