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EEB Feliciano Pires é finalista de prêmio de Educação

O projeto “Mediando leitura, dialogando com o mundo”, da Escola de Educação Básica Feliciano Pires, de Brusque, é um dos 18 finalistas do Prêmio RBS de Educação 2013. Desenvolvido pela professora regente das turmas do quarto ano do ensino fundamental, Kamille Khristiny Meneses de Oliveira, o trabalho concorre com projetos de escolas públicas, privadas e projetos comunitários dos Estados de Santa Catarina e Rio Grade do Sul.

O projeto de Brusque está disponível para ser votado por júri popular, através do site do Prêmio. Desta votação, serão selecionados mais dois vencedores (um de cada Estado). Os resultados finais e a premiação acontecem no dia 2 de dezembro.

Para a diretora da EEB Feliciano Pires, Mári Regina Gilz, ter um projeto da escola finalista do prêmio, é uma grande satisfação, principalmente por valorizar o incentivo à leitura na escola. “A prática da leitura é um dos instrumentos pedagógicos que contribui diretamente no desenvolvimento integral do ser, na escrita, concentração e no conhecimento. É gratificante observar a motivação e o envolvimento que o projeto despertou na nossa escola. Estamos muito felizes e torcendo”, declara. 

Entre os alunos, o projeto fez sucesso e mudou o comportamento e interesse deles em relação à leitura. “Gosto tanto, mas tanto de ler, que de aniversário pedi um livro de presente. Eu não troco meus livros por nenhum videogame, pois os livros ajudam a imaginação, a aprender coisas novas e melhorar o vocabulário”, declara o estudante João Ovídio Galitzki, de 9 anos.

O projeto

O projeto finalista da EEB Feliciano Pires foi desenvolvido na escola em quatro etapas. A primeira envolveu toda unidade de ensino, com a arrecadação de gibis e construção de um “castelo” de materiais recicláveis, chamado “Reino da Gibilândia”. A segunda etapa, intitulada “Diário Coletivo”, trabalhou as dificuldades de leitura, interpretação e escrita dos alunos do quarto ano, através da produção de resumos de livros e o relato do dia do estudante (para caracterizar o gênero textual “Diário”), promovendo a interação dos outros alunos, com texto opinativo e leitura crítica.

O projeto também foi fundamentado em visitas culturais a museus, feiras de livro, bibliotecas, exposições de arte e outras atividades, além do desenvolvimento de produções textuais, exercitadas com frequência para concretizar as aprendizagens das demais etapas do projeto. 
“Acredito que a leitura deve fazer parte da rotina escolar, em diversos momentos em diversas linguagens, em diferentes contextos, porque ela nos torna livres, assim como as vivências culturais que nos abrem para novas possibilidades”, declara a professora Kamille.

O concurso 

O Prêmio RBS de Educação tem o objetivo de valorizar o trabalho de professores e cidadãos e disseminar práticas educativas de sucesso nos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Pretende reconhecer experiências de estímulo à habilidade de leitura com crianças, jovens e adultos por meio de relatos de mediação de leitura. Entre os 18 finalistas estão escolas públicas e privadas e projetos comunitários, das cidades de Joinville (SC), Porto Alegre (RS), Sananduva (RS), Passo de Torres(SC) , Criciúma(SC), Florianópolis(SC), Santa Maria (RS), Rio dos Cedros(SC), São Leopoldo(RS), Santiago(RS), Chapecó (SC), Blumenau(SC) e Brusque (SC).

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