EEB Cel Gasparino Zorzi trabalha com cultura de países participantes dos Jogos Olímpicos no Brasil
Durante toda a quinta-feira, 14, alunos, professores e equipe de direção da EEB Coronel Gasparino Zorzi, em Campos Novos, receberam visitantes para explorar os estandes montados no Ginásio da Escola a partir do projeto “Encontro de Nações nas Olimpíadas”.
A partir da disciplina de geografia, alunos do Ensino Médio e do Médio Técnico em Administração da unidade organizaram pesquisas sobre 64 países que estarão presentes nos Jogos Olímpicos do Brasil, que iniciam no próximo dia 5 de agosto. De acordo com a diretora da EEB Cel Gasparino Zorzi, Solange Togni, a iniciativa contou também com o apoio do professor de educação física, Sérgio Silvestrim, que promoveu um resgate histórico dos Jogos Olímpicos e seu desenvolvimento ao longo dos anos.
Apresentando cultura, economia, costumes e curiosidades, inclusive com trajes e comidas típicas, os alunos promoveram uma verdadeira viagem pelo mundo para àqueles que visitaram o projeto.
Para a aluna do 1º ano do Técnico em Administração, Hádine Pedroso, de 16 anos, que explorou a cultura do Egito, o trabalho traz para o convívio dos alunos culturas diversas das que estão habituados. “O trabalho é valoroso, e nos faz entrar em contato com culturas, organizações sociais e econômicas diversas das nossas. Além de realizar o meu trabalho, que me envolveu e motivou, estou curiosa para visitar os estandes das outras equipes”, disse.
A gerente da educação da ADR Campos Novos, Patricia Tomazoni Pelentir, avaliou a importância de utilizar fatos da atualidade como geradores de iniciativas que apóiem o processo de ensino aprendizagem. “Este projeto coloca os alunos em contato com a atualidade, ainda desperta neles o senso crítico tanto para as culturas as quais estão estudando, como para o momento atual que o Brasil enfrenta. São esses instrumentos que podem nos auxiliar na formação de cidadãos bem informados e críticos”, ressaltou.
A diretora da unidade escolar, Solange Togni, ressaltou ainda a importância da interdisciplinaridade na construção do saber. “Quando envolvemos diferentes áreas, diferentes alunos e professores no mesmo processo os resultados são visíveis e o ensino aprendizagem acontece. Essa é nossa meta”, disse.
A EEB Coronel Gasparino Zorzi é conhecida por fomentar projetos importantes entre os alunos. Anualmente a escola promove o concurso fotográfico Retratando o Meio Ambiente e a Sapecada de Pinhão.
Mais Informações para a imprensa:
Camila Bebber Gomes
Assessoria de Imprensa
ADR Campos Novos
E-mail: comunicacao@cnv.sdr.sc.gov.br
Fone: 49 3541-3331/ 49 8837-9276
Site: www.adrs.sc.gov.br/adrcampsonovos
www.facebook.com/regional.camposnovos