Escola de São José do Cedro realiza Oficina do Conhecimento para incentivar aprendizado dos alunos

Com o objetivo de estimular e incentivar a aprendizagem dos alunos a Escola de Educação Básica Cedrense, de São José do Cedro, realizou no dia 8, as Oficinas do Conhecimento, um momento de articulação entre a teoria e a prática com a realização de oficinas pedagógicas.
As oficinas pedagógicas são práticas didáticas que permitem uma ação educativa por meio do trabalho prático ou na execução de atividades que busquem construir o conhecimento. São espaços de trabalho que contam com a participação ativa de cada aluno para tarefas coletivas.
A direção da escola destacou que esse trabalho foi uma solicitação dos próprios alunos, que, no ano passado, foram questionados sobre quais projetos gostariam que a escola desenvolvesse. “A opinião dos alunos foi pela promoção de projetos voltados principalmente à arte e à cultura, e por isso, optamos pelas oficinas do conhecimento como um grande segmento do grande projeto que está sendo desenvolvido, intitulado Arte e Cultura”, afirma.
Os trabalhos foram desenvolvidos com os alunos do Ensino Fundamental, séries iniciais e finais, e Ensino Médio. Todas as atividades foram realizadas no horário de aula e organizadas por voluntários, professores, alunos, coordenadores pedagógicos e gestores da escola.
A gerente de Educação da Regional de Dionísio Cerqueira, Tânia Gasperin dos Santos, destacou que foi um excelente evento. “Parabenizamos todos os envolvidos pela iniciativa e pelo maravilhoso resultado alcançado. Esse trabalhou propiciou aos alunos muito mais que aprendizado, proporcionou conhecimento para a vida”, disse.
Já a direção da escola ressaltou que a Oficina do Conhecimento propiciou a professores, alunos, coordenadores pedagógicos, gestores e comunidade escolar um momento pertinente de interação, troca de informações e construção do conhecimento. “Com certeza, nos possibilitou repensar as estratégias didáticas, bem como agregar novos conhecimentos”, garantiu.
As oficinas desenvolvidas foram:
Oficina de Culinária – desenvolvida pela extensionista da Epagri Rejane Rigo
Literatura Brasileira – responsáveis as professoras Noemi Constancio, Rosana Salete Piccinn, Ana Elisabete Elesbão e os alunos do terceiro 33 e segundo 21, do Ensino Médio
Dramatização de História Infantis – realizada pela professora voluntária Marisângela Surdi
Postura em sala de aula – com a voluntária fisioterapeuta Janaina Rockembach
Movimento Físico para uma vida saudável – com a voluntária professora Claúdia Schein
Aspectos Culturais da Itália – com a voluntária Odete Delazari
Aspectos Culturais da Turquia – com a voluntária professora Beatriz Rosa
Aspectos Culturais da Índia – com a voluntária Darci Link
Olimpíadas no Brasil – responsáveis foram os professores de educação Física Gelsimar Alberti e Rosane Kummer
Brinquedos antigos – responsáveis os professores regentes representantes de cada turma da escola.
Informações adicionais para a imprensa:
Manoely Dias Cogo
Assessoria de Imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Dionísio Cerqueira
E-mail: comunicacao@dcq.sdr.sc.gov.br
Fone: (49) 3644-3317 e (49) 91378637
Site: www.adrs.sc.gov.br/adrdionisiocerqueira