Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. EEB Bom Pastor é...

EEB Bom Pastor é campeã em torneio internacional de robótica

A equipe do projeto “Oficina de Robótica do Bompa”, da EEB Bom Pastor de Chapecó, foi a campeã invicta na modalidade Cabo de Guerra, nível 3 (16 a 18 anos) e na categoria Livre da mesma disputa no ITR International Tournament of Robots, realizado de 6 e 9 de junho no Centro Universitário Eniac, em Guarulhos, São Paulo. A escola também conquistou o troféu de equipe mais simpática e o segundo lugar na disputa Registro Multimidiático, onde o desafio era produzir um vídeo sobre a competição.

A competição internacional reuniu 134 equipes de quatro países (Brasil, Peru, Argentina e Chile) em 10 modalidades. A EEB Bom Pastor foi a única escola estadual de Santa Catarina que participou, enviando sete estudantes.

De forma invicta a escola de Chapecó foi campeã em duas categorias da modalidade Cabo de Guerra, por meio do robô Goio-Ên, que vem sendo aprimorado desde 2016.  “Esta versão foi concluída nas últimas 11 semanas, com trabalho de programação, montagem e todos os testes físicos de força, torque e atrito”, explica o professor de matemática Carlos Rutz, idealizador deste projeto.

O robô de 1499 gramas foi construído com peças de lego NXT, o desafio era torná-lo o mais resistente possível ao ser testado num cabo de guerra. “Utilizamos os princípios da robótica, matemática, física e programação. Também estudamos um pouco da história, geografia e artes, através do nome do robô, homenageamos a nossa terra”, destaca o professor Carlos.

O resultado surpreendeu. “Participamos de torneios desde 2016, nos preparamos para esta competição. Foi uma aposta que deu certo, conseguimos ganhar sem perder uma luta. Vencemos o atual campeão nacional e também o atual campeão internacional da modalidade”, comemora Rutz.

Oficina de robótica

Desde 2014, os estudantes do Ensino Médio da EEB Bom Pastor tem a oportunidade de participar das oficinas do Projeto de Robótica, realizadas uma vez por semana no período noturno. A oficina é voltada aos estudantes do 1º ano do Ensino Médio. Após um ano, estes estudantes, que estarão no segundo ano, se tornam monitores de uma nova turma do primeiro ano, eternizando o projeto dentro da escola.  “Com este projeto nossos estudantes tem a grande oportunidade de se preparar para o mercado de trabalho e descobrir novas habilidades”, avalia a diretora da EEB Bom Pastor, Janes Giachin.

O reconhecimento a este projeto resultou em inúmeras conquistas, entre elas o de estande mais visitado em uma feira de criatividade, empreendedorismo e inovação, que  rendeu para EEB Bom Pastor  a premiação  de uma viagem para o Museu da PUC, em Porto Alegre em 2015. Também foram conquistados títulos estaduais do Torneio Juvenil de Robótica em 2016 e 2017 nas categorias sumô e viagem ao centro da Terra, e o título no Campeonato de Robótica da Feira Face em 2017.

Mais informações para a imprensa:
Andréia Cristina Oliveira
Assessoria de Comunicação
Agência de Desenvolvimento Regional de Chapecó
Fone: (49) 2049-7427 / 99938-6966
E-mail: imprensasdrcco@gmail.com
Site: sc.gov.br/regionais/chapeco

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support