Edulab21 inicia capacitação com professores em Chapecó

Um projeto inédito no Brasil, iniciou as atividades de capacitação nesta semana em Chapecó. O Edulab21, reune profissionais que desenvolverão as ações em sala de aula, em 2016. Neste primeiro encontro participaram professores do ensino fundamental e ensino médio. Também participam da formação os multiplicadores do projeto, que são responsáveis por repassar informações e conhecimento aos docentes da rede municipal e estadual de ensino, no próximo ano letivo.
O projeto desenvolve metodologias para apoiar e desenvolver as competências técnicas de raciocínio, de criatividade e socioemocionais em larga escala. Trata-se de um laboratório de inovação dedicado à produção e disseminação de conhecimento científico. Chapecó é pioneiro neste programa, por meio da Secretaria Municipal de Educação, da Secretaria de Estado da Educação e da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), desenvolvido pelo Instituto Ayrton Senna. São parceiros para as práticas das atividades, a Universidade de São Paulo, a Universidade de Ghent, na Bélgica e nos Estados Unidos, as Universidades de Berkeley e São Franscisco.
Dentre os objetivos está formar crianças e jovens para superar os desafios do século XXI. Desenvolvendo capacidades para aprender, trabalhar em um mundo cada vez mais complexo, sendo incentivados a pensar de maneira crítica. Mais que memorizar informações, o Edulab21 irá estimular os estudantes a processar, selecionar e analisar a informação. Mais que ler e escrever, irá incentivar os jovens a fazer o uso social das mais diversas linguagens.
{article Paulo Munauar – SDR Chapecó – Assinatura}{text}{/article}