Gerência de Educação realiza reunião com diretores
Os diretores das Escolas Estaduais integrantes da 9ª Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional (SDR), exceto as localizadas no município de Fraiburgo, estiveram participando nesta segunda-feira, 28, da reunião de diretores a fim de tratar da organização do final do ano letivo de 2015. O encontro foi presidido pela gerente da pasta, Rita de Cássia Soares, e contou com a participação do secretário regional Dorival Carlos Borga.
Segundo a gerente de educação o momento foi de alinhamento. “Foi uma reunião para reforçarmos algumas orientações, valorizar esses profissionais que estão desempenhando um ótimo trabalho e estimulá-los a vencer os últimos obstáculos a fim de que a educação continue progredindo na nossa região” afirmou.
A reunião teve início com um receptivo organizado pela Gerência e na sequência contou com a discussão de assuntos pontuais: calendário do 4º bimestre, orientações sobre as matriculas para 2016, aumento da capacidade para os acessos a internet nas escolas, avaliações de larga escala (Prova Brasil), plano de carreira, processo de escolha dos planos de gestão, entre outros assuntos.
Referente às matrículas, as orientações foram reforçadas tendo em vista que o período para o referido procedimento abre oficialmente em novembro e segue com uma série de orientações e procedimentos específicos. Durante o encontro também foi abordado sobre o processo democrático de escolha dos diretores que contarão com a votação da comunidade escolar no mês de novembro.
O secretário regional Dorival Borga aproveitou a ocasião para falar sobre gestão escolar, solicitando aos diretores ainda mais atenção com os recursos empregados, em especial, visando ações de economia no consumo de energia, água, material de consumo, entre outros. Segundo Borga, o momento é unir forças e criar alternativas. “As escolas da rede estadual são modelos de qualidade e superação, um dos exemplos claros disso, se concentra nas inúmeras premiações recebidas. Neste encontro, além de parabenizarmos as escolas, também aproveitamos para alinhar os procedimentos e buscar alternativas para a situação financeira que o país se encontra”, finalizou Borga ainda solicitando a colaboração dos diretores para conduzir os processos de escolha dos diretores com lisura e transparência.
{article Josiane Zago – SDR Videira}{text} {readmore}{/article}