Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Educação
  4. /
  5. Educação prisional cresce em...

Educação prisional cresce em Santa Catarina

Reafirmando o objetivo do Estado em ampliar e qualificar a oferta de educação em Espaços de Privação de Liberdade, a Secretaria de Estado da Educação (SED) e a Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania (SJC) realizaram, durante o ano de 2014, o curso de formação continuada para equipes que atuam com educação em prisões de Santa Catarina.

Foto Arquivo: Jaqueline Noceti / Secom

>>> Imagem de arquivo para download na galeria

Entre os objetivos dos encontros está a atualização e implementação do Plano Estadual de Educação em Prisões (PEEP), elaborado pela SED e SJC em outubro de 2012. O plano consiste na construção coletiva de estratégias para a oferta de educação em unidades prisionais do Estado e na construção do Projeto Político Pedagógico (PPP) nas unidades prisionais. Durante o curso, cerca de 250 participantes puderam conferir a exposição dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos que ainda cumprem pena.

Em Santa Catarina, o acesso à educação superior também é garantido aos jovens e adultos de unidades prisionais. Para assegurar esse direito, a SED promove a participação dos concluintes do ensino médio no vestibular da UFSC. Dos 38 alunos inscritos da escola de Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Complexo Penitenciário de Florianópolis, quatro foram aprovados, em primeira chamada, para os cursos de Meteorologia, Serviço Social e História. Um deles frequentou toda a educação básica na escola do sistema prisional.

A coordenadora do programa de Educação em Espaços de Privação de Liberdade da SED, Beatris Andrade, explica que a oferta desta modalidade de ensino ocorre por meio do processo de escolarização contínua, acompanhado pelos 40 Centros de Educação de Jovens e Adultos (Cejas) no Estado, em todos os níveis de ensino e pela realização das provas de certificação Enceja e Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

Em 35 unidades prisionais do Estado, 1.622 alunos foram atendidos por 175 professores alfabetizadores. Nas 18 Unidades Socioeducativas, 192 alunos receberam a assistência de 44 professores. E nas 13 Unidades Terapêuticas, 113 alunos foram auxiliados por 22 professores.

Para o técnico da SED, Sadi José Rodrigues da Silva, a Educação Prisional de Santa Catarina merece os parabéns. “Sabemos que temos feito um bom trabalho e esperamos ajudar muitas outras pessoas nos próximos anos”, declarou.

Informações adicionais para a imprensa:
Edinéia Rauta
Assessoria de Imprensa SED
Secretaria de Estado da Educação – SED
E-mail: edineiarauta@sed.sc.gov.br
Fone: (48) 3664-0353/0161/0356 e 8843-5084
Site: www.sed.sc.gov.br

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support