Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Educação
  4. /
  5. Educação inicia piloto para...

Educação inicia piloto para informatizar a gestão da alimentação escolar

Para aperfeiçoar e informatizar a gestão estadual da alimentação escolar, a Secretaria da Educação está realizando, no Instituto Estadual de Educação (IEE), o projeto-piloto para o cadastramento biométrico dos alunos. O sistema será utilizado na contagem eletrônica das refeições servidas pelas empresas terceirizadas de alimentação escolar.

Foto: Thiago Marthendal/SED. Para download, clique aqui

Nesta terça-feira, 13, serão cadastradas cinco turmas do IEE, um total de 175 crianças das séries iniciais. Nesta quarta, 14, prossegue a ação, com mais cinco turmas envolvendo alunos dos anos finais do ensino fundamental, e do ensino médio.

A Diretoria de Apoio ao Estudante é a responsável pela implantação do projeto, que terá duração de duas semanas, como teste do equipamento de biometria. “Este período servirá também para orientar os alunos sobre o procedimento”, ressalta o gerente de alimentação escolar, Renato Tottene. Segundo ele, o sistema é simples. “Depois de cadastrados, os alunos colocam o dedo polegar na leitora onde recebem um tiket, com seu nome, para pegar a refeição”, afirma.  

O diretor de Apoio ao Estudante, Osmar Matiola, destaca a importância da conferência digital, que deverá ser implantada em todas as escolas da rede estadual, em substituição à contagem manual. “De acordo com a aplicação do piloto, podemos verificar as melhorias necessárias e, em seguida, abrirmos a licitação”, informa.  

Depois de toda a informatização, os dados serão integrados ao Sistema de Registro e Estatística, o SERIE Alimentação, cujo acesso é pelo site www.sed.sc.gov.br.

{article Beatriz Menezes dos Santos}{text}{/article}