Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Educação
  4. /
  5. Educação empreendedora: cursos técnicos...

Educação empreendedora: cursos técnicos contribuem com formação e oportunidades de jovens catarinenses

Fotos: Divulgação SED

Aos 17 anos e cursando o terceiro ano do Ensino Médio, Guilherme Laskoski divide seu dia com os estudos na EEB Miguel Couto, no município de Schroeder, e o curso técnico de auxiliar administrativo no Senai, entidade da Fiesc, para ampliar seu conhecimento. Para ele, o curso é mais uma oportunidade de aprendizagem que contribui com sua formação, aprimorando atividades do dia a dia na escola.

“Escolhi esse curso por ser um conhecimento a mais e os conteúdos que eu aprendo no curso, consigo usar na escola também, melhorando cada vez mais”, comemora o estudante. Histórias como essas serão ampliadas com as oportunidades oferecidas pelo Programa Educação Empreendedora, parceria da Secretaria de Estado da Educação (SED) e o Senai.

Lançada em abril, a parceria vai promover a ampliação do acesso dos estudantes da rede estadual ao eixo do ensino profissionalizante do novo ensino médio e atender inicialmente cerca de 7 mil estudantes. A expectativa da SED é que o programa beneficie em torno de 10 mil novos estudantes por ano ao longo da gestão.

Programa aumenta as oportunidades no mercado de trabalho

Assim como Guilherme, a estudante Maria Eloisy Aparecida dos Santos da E.E.B Prof º José Faria Neto em Campos Novos, também de 17 anos, se dedica diariamente a uma rotina entre escola e curso técnico de Eletromecânica no SENAI, para ter mais possibilidades no mercado de trabalho.

“Com o curso, vou poder ter mais qualificação de trabalho no futuro e um salário melhor. Além disso, tudo o que aprendi no curso melhorou o meu rendimento na escola, especialmente nas matérias de exatas, como matemática”, disse a estudante.

Para o Secretário da Educação, Aristides Cimadon, a parceria vai contribuir com o desenvolvimento de Santa Catarina, “Com a ampliação da carga horária do Novo Ensino Médio alguns estudantes não estavam conseguindo conciliar cursos técnicos com as aulas. Esta parceria vai permitir que eles tenham, também, uma qualificação técnica e profissionalizante”, finaliza.

Como funciona o programa Educação Empreendedora

A parceria ocorre por meio da validação da carga horária dos cursos de aprendizagem profissional para alunos matriculados no novo ensino médio. Para validar esses horários, os estudantes do ensino médio da rede estadual que já fazem cursos técnicos no SENAI deverão apresentar alguns documentos nas escolas, como atestado de frequência.

As entidades parceiras precisarão também fornecer o comprovante de matrícula e o de frequência para que o estudante apresente na unidade escolar. As orientações e documentação completa para a validação serão divulgadas em breve.

Avatar
Escrito por:

ASCOM | SED

Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Educação

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support