Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Educação
  4. /
  5. Educação e município de...

Educação e município de Florianópolis discutem parceria para sanar problema de falta de vagas no Norte da Ilha

A garantia de vagas para os estudantes da rede estadual e municipal de Florianópolis foi o tema principal da reunião da Secretaria de Estado da Educação (SED) com a prefeitura de Florianópolis, realizada nesta quinta-feira, 23. Participaram do encontro o secretário de Educação, Aristides Cimadon, a secretária adjunta, Patricia Lueders, o prefeito Topázio Neto, e o secretário de Educação do município, Maurício Fernandes.

Em Florianópolis, há uma histórica de falta de vagas, principalmente na região Norte da Ilha, onde a população cresce em ritmo acelerado. O diálogo com o município pretende implantar um regime de colaboração para encontrar soluções, como a divisão da fila de espera para escolas do Ensino Fundamental, além do Ensino Médio noturno nas escolas municipais.

“Quando assumimos a secretaria ficamos assustados com a falta de vagas em Florianópolis, um problema que existe há muito tempo. Por isso, já estamos trabalhando em soluções e acompanhando de perto o caso de cada escola. Essa responsabilidade é compartilhada com o município, então a reunião com o prefeito Topázio foi fundamental para pensar na otimização da rede e em soluções que poderemos aplicar em outros municípios do Estado”, afirma o secretário Cimadon.

Ações para garantir vagas

Para ampliar o número de vagas no município, a SED está construindo seis salas de aula na EEB de Muquém, no Bairro Rio Vermelho, para atender estudantes do Ensino Fundamental e Médio. Além disso, também irá construir mais oito salas modulares na unidade. Cada nova sala pode atender até 30 alunos. A Secretaria também garante transporte público gratuito para estudantes em casos em que há necessidade de matrículas em escolas de outros bairros, respeitando a legislação.

O prefeito também anunciou que está construindo uma nova escola para Ensino Fundamental no Bairro Rio Vermelho, que ficará pronta em cerca de três meses. O Estado contribuiu com cerca de R$ 4 milhões para a construção da unidade escolar.

O prefeito de Florianópolis ressalta o esforço do município para atender a demanda o mais rápido possível. “Já temos um histórico de investimentos em ampliação de vagas no Norte da Ilha nos últimos anos, e agora estamos indo além de qualquer coisa já feita em termos de agilidade e tecnologia. Estamos construindo uma escola que ficará pronta em 90 dias, desde o seu início neste mês. Assim, mais de mil vagas serão disponibilizadas para a região”.

Avatar
Escrito por:

Redação | SECOM

Assessoria de imprensa do Governo de Santa Catarina | Secretaria de Estado da Comunicação

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support