Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Educação
  4. /
  5. Educação e Fiesc debatem...

Educação e Fiesc debatem ações para ensino técnico em Santa Catarina

A ampliação da oferta de cursos técnicos para estudantes do Ensino Médio foi tema de reunião entre a Secretaria de Estado da Educação (SED) e a Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) nesta quinta-feira, 9. O secretário de estado da Educação, Aristides Cimadon, e a secretária adjunta, Patricia Lueders, debateram ações conjuntas na educação com o presidente da Fiesc, Mário Cezar de Aguiar.

A Fiesc apresentou aos secretários as instalações da Academia de Negócios da instituição e o trabalho desenvolvido pelo Sesi e Senai. A ideia de uma cooperação entre SED e Fiesc será o investimento em educação visando o aproveitamento das potencialidades econômicas de Santa Catarina e o desenvolvimento econômico e de emprego.

“A proposta do governador Jorginho Mello é encontrarmos, em conjunto com a Fiesc, um caminho para a educação do ensino médio dos nossos itinerários formativos voltados para a educação profissional. Gostaríamos de conduzi-los, também, para a formação profissional e empreendedorismo”, destacou o secretário Cimadon.

Ensino profissional no currículo do Novo Ensino Médio

Em Santa Catarina, as 718 escolas de Ensino Médio ofertam o currículo do Novo Ensino Médio desde 2022. Além da ampliação da carga horária mínima anual de 800 horas para 1.000 horas, o Novo Ensino Médio altera o modelo de estudo por disciplinas para áreas do conhecimento. A flexibilização também inclui o trabalho com o Projeto de Vida, uma segunda Língua Estrangeira (além do Inglês), os Componentes Curriculares Eletivos e as Trilhas de Aprofundamento.

O Novo Currículo também inclui trilhas de aprofundamento da educação profissional e tecnológica. Desta forma, os estudantes poderão optar por estudar mais uma área de conhecimento ou com um curso técnico, de acordo com seu projeto de vida.

O fomento e a busca de parcerias para ampliação da educação técnica e profissional nas escolas catarinenses busca atender a 11ª meta do Plano Estadual de Educação do Estado, que visa ampliar as matrículas da educação profissional técnica de nível médio, assegurando a qualidade de oferta.

Avatar
Escrito por:

Redação | SECOM

Assessoria de imprensa do Governo de Santa Catarina | Secretaria de Estado da Comunicação

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support