Eduardo Pinho Moreira destaca trabalho das forças de segurança com redução nos índices de violência no Estado
Com números que demonstram redução nos índices de criminalidade em Santa Catarina, o secretário de Estado da Segurança Pública (SSP), Alceu de Oliveira Pinto Júnior, apresentou ao governador Eduardo Pinho Moreira, nesta quinta-feira, 3, os principais resultados do combate à violência e à criminalidade de 2018. Crimes violentos como homicídios e latrocínios (roubo seguido de morte) tiveram, respectivamente, queda de 13,9% e 28,6% na comparação com o mesmo período de 2017.
Para o governador, a atuação das forças de segurança do Estado tem sido exemplar, levando tranquilidade ao povo de Santa Catarina. “E a sociedade já percebe, não apenas a diminuição da violência, como sente, realmente, estar vivendo um momento de mais segurança em Santa Catarina”, avalia Eduardo Pinho Moreira. Diante dos resultados, o governador fez um pedido: “que o trabalho continue sendo realizado com qualidade e competência em todo o Estado”.
MAIS DROGAS APREENDIDAS
No relatório apresentado pelo secretário da Segurança Publica, também constam reduções em roubos (-30,9%), roubos de cargas (-42,0%), furtos em veículos (-25,2%), em instituições financeiras (-47,3%). De acordo com a SSP, em 2018 houve aumento do número de apreensões de drogas (+21,1% maconha, cocaína e crack) e de armas pesadas como carabina, rifle, metralhadora e fuzil (+51,3%, nos três primeiros meses do ano).
O secretário destaca que a redução significativa destes índices é resultado da atuação profissional de uma equipe de trabalho qualificada com foco nas situações que se apresentaram à SSP, principalmente com relação ao crime organizado. “A atuação com a prisão de lideranças criminosas, as apreensões de drogas e de armas foram determinantes para a redução dos índices e aumento da produtividade policial”, frisa o secretário.
OPERAÇÕES VÃO CONTINUAR
Ainda segundo Alceu de Oliveira, a SSP vai continuar com operações para a diminuição da violência, com projeção de trabalho com uso de tecnologia, inteligência e inovação para evitar futuros crimes.
Além da atuação das forças de segurança, o secretário destaca a parceria com outros setores, como o da Assistência Social, para a prevenção e mudança de realidade nas comunidades, especialmente as mais vulneráveis à violência. “Depois da atuação policial pacificando alguns conflitos é fundamental esse trabalho de capacitação das comunidades para que as novas gerações fiquem afastadas do crime”, conclui.
Acompanharam a reunião no Complexo da SSP em Florianópolis o comandante-geral da PMSC, coronel Araújo Gomes; o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, João Valério Borges; o diretor do Instituto Geral de Perícias, Giovani Eduardo Adriano e o delegado-geral da Polícia Civil, Marcos Flavio Ghizoni Júnior.
{article Francieli Dalpiaz}[text]{/article}