Edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura 2017 bate recorde de inscrições
O Edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura 2017 encerrou as inscrições com um recorde de projetos inscritos: 1.803, superando a marca do prêmio lançado em 2014, que foi de 1.569 propostas. O período de inscrições, que começou no dia 27 de abril terminou na segunda-feira, 26. O presidente da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), Rodolfo Joaquim Pinto da Luz, credita a marca histórica ao processo de inscrição digital, implantado nesta edição e que garantiu mais agilidade e segurança no envio das propostas.
“A inclusão do edital no universo digital foi um grande passo para a democratização deste que é o maior mecanismo de fomento à cultura e às artes em Santa Catarina. Um processo que se provou ser mais fácil e barato em termos de operação pelos proponentes, limpo e seguro. Prova disso é que superamos o recorde da edição passada, que teve um prazo ainda maior para inscrições, que foi de 90 dias”, disse o presidente da FCC.
O secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Leonel Arcangelo Pavan, destaca a importância do edital como política pública de valorização da cultura. “O edital é um instrumento democrático, que estimula e contempla diferentes iniciativas e projetos que engrandecerão a cultura de Santa Catarina”, explica Pavan.
Com investimento total de R$ 5,6 milhões, o edital selecionará até 176 projetos em 11 premiações. Os recursos são do Governo do Estado, com promoção da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL), por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC) e do Conselho Estadual de Cultura (CEC). Proponentes de todo o Estado puderam submeter seus projetos para as seguintes premiações: Culturas Populares; Arte e Cultura Negra e Indígena; Artes Visuais; Dança; Literatura; Música; Patrimônio Material e Imaterial; Museus; Teatro e Circo, Apoio a Eventos Artísticos e Culturais; Bolsa de Trabalho, Intercâmbio e Residências.
Entre as premiações com mais projetos inscritos destacam-se Música, Apoio a Eventos Artísticos e Culturais, Teatro e Circo, Artes Visuais, Letras e Patrimônio Cultural Material e Imaterial. Com o fim das inscrições, o Edital entra na fase de credenciamento das propostas pelas comissões Permanente de Licitação (CPL) e de Organização e Acompanhamento (COA), que divulgarão a lista dos projetos habilitados e não habilitados no dia 3 de julho. A partir daí, abre-se um prazo de cinco dias para recursos. Na sequência, entra em cena a Comissão de Avaliação e Seleção (CAS), cuja tarefa será julgar as propostas e definir os vencedores em cada premiação, que deverão ser anunciados na primeira semana de agosto.
O calendário do edital programou para a segunda quinzena de agosto a convocação dos premiados para a assinatura dos contratos, culminando com o pagamento das premiações na primeira semana de setembro. A edição do prêmio marcou o seu ingresso no mundo digital, com os processos de inscrições, avaliação e seleção inteiramente online, por meio da plataforma www.fcc.sc.gov.br/editalisebeteanderle.
Informações adicionais para imprensa
Fernanda Peres
Assessoria de Comunicação Fundação Catarinense de Cultura
Telefone: (48) 3664-2571
E-mail: imprensa@fcc.sc.gov.br
Site: www.fcc.sc.gov.br
Twitter: www.twitter.com/fccoficial
Facebook: www.facebook.com/FundacaoCatarinensedeCultura