Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Educação
  4. /
  5. Alunos da rede estadual...

Alunos da rede estadual catarinense visitam o Arquivo Público

 Fotos:  Rafaela Gesser/ SEA

Glória Maria tem 16 anos e é estudante do Ensino Médio. Ela e mais 28 colegas participaram na tarde de quinta-feira, 27, de uma visita técnica guiada ao Arquivo Público de Santa Catarina. Esta foi a primeira vez que esteve no local, e a experiência ficará marcada em sua memória.

Restaurar, organizar, transcrever. São inúmeras as atividades que os estudantes de Ensino Médio da Escola Estadual Getúlio Vargas presenciaram na visita intitulada “A Escola vai ao Arquivo”. De acordo com a Diretora do Arquivo Público, Aline Ramos, a ação faz parte do cronograma de comemorações pelo aniversário do Arquivo que celebra nesta sexta-feira, 28 de junho, 59 anos de funcionamento. “A intenção é aproximar a escola e principalmente os jovens do arquivo que contém documentos tão importantes para o Estado. Para nós da equipe é um prazer poder dividir esta atividade com eles.”, ressaltou. 

Na visita, os alunos conheceram o laboratório de conservação e restauração de documentos, onde aprenderam mais sobre técnicas de restauro, tipos de materiais, além de participarem de uma dinâmica que envolveu a transcrição e leitura de documentos do século XVIII.

Para o Professor de História que estava liderando a turma, Clayton Hackenhaar, a visita pôde mostrar aos alunos como a história, ensinada em sala de aula, é registrada em documentos. “Além do conhecimento cultural e histórico, os alunos também podem conhecer outras possibilidades de profissões, já que estão no Ensino Médio e se preparando para o vestibular”, acrescentou.

Mas não é apenas para a aula de história que a visita tem validade. Diogo Ricardo Roesner é professor de Biologia e acredita que a interdisciplinaridade, que já acontece na sala de aula, transcende para as saídas de campo dos alunos. “Aqui eles também puderam observar a importância do cuidado na conservação dos documentos, os tipos de insetos e fungos que podem danificar o material, e a própria evolução do papel, do pergaminho para a celulose”.

A importância de se preservar a história também é preocupação da Aline de Oliveira. A estudante de 17 anos cursa o último ano do ensino médio e se identificou bastante com os trabalhos realizados pela equipe do arquivo. “Gosto muito de livros e de organização de documentos. Me identifiquei muito com o cuidado que eles têm aqui com os documentos históricos”. Além disso, Aline acredita que pode levar a experiência obtida daqui para a sala de aula “Aprendi muito sobre a formalidade e a forma da escrita daquela época. Tendo acesso a nossa trajetória é possível discutirmos na turma, formas de melhorar o futuro”.

Informações adicionais à imprensa
Rafaela Gesser – Jornalista
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado da Administração

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support