Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Diretor do Colégio Militar...

Diretor do Colégio Militar de Joinville é anunciado durante reunião do Colegiado de Governo


Fotos: Ana Paula Keller/ADR Joinville

A secretária executiva da Agência da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Joinville, Simone Schramm, reuniu nesta sexta-feira, 20, o Colegiado Regional de Governo. Na oportunidade, foi confirmado o nome do diretor do Colégio Policial Militar que irá funcionar na Escola de Educação Básica Osvaldo Aranha, no Bairro Glória. A unidade será gerida pelo tenente-coronel Hélio César Puttkammer.

>>> Galeria de fotos

O Colégio Militar de Joinville começa a funcionar em 2018, com turmas de 35 alunos do sexto e sétimo ano do ensino fundamental, sendo ampliado gradativamente em números de vagas e de séries até chegar ao ensino médio. Puttkammer comandava o 17º Batalhão da PM na cidade até o dia 3 de outubro, quando assumiu como chefe de Estado Maior da 5ª Região de Polícia Militar. Atualmente, a Escola de Educação Básica Osvaldo Aranha funciona apenas de manhã com o ensino médio, do primeiro ao terceiro ano. A partir do ano que vem, as novas matrículas serão apenas para a unidade militar.

joomplu:31368

Dúvidas e respostas sobre o Colégio Militar em Joinville

1 – Como será o acesso ao Colégio Militar de Joinville?
O preenchimento das vagas para as primeiras turmas será feito por sorteio, como se dá em Florianópolis e Lages.

2 – Como será a participação no sorteio?
Quem tiver interesse em concorrer a uma vaga no Colégio Militar poderá se inscrever no sorteio. A portaria atual do Comando-Geral da PMSC estabelece a proporção de 90% para filhos de policiais militares, bombeiros militares e profissionais civis da PMSC, e 10% para a comunidade. O diretor da unidade, tenente-coronel Hélio César Puttkammer, não descarta a possibilidade de processo seletivo e também do aumento de vagas para civis.

3 – Quando serão as matrículas?
Ainda será estabelecido o cronograma de matrículas pois as tratativas para a implementação do Colégio de Joinville estão em andamento. Possivelmente, no mesmo período de novas matrículas da rede estadual de ensino, de 30 de novembro a 10 de dezembro.

4 – Quantas vagas serão disponibilizadas?
Para o primeiro ano de implantação do colégio em Joinville serão 70 vagas de ensino fundamental: 35 para o sexto ano e 35 para o sétimo ano. No segundo ano, deverão ser ampliadas as vagas para oitavo e nono ano e, depois, o ensino médio. A ampliação será de forma gradativa.

5 – Quando começam as aulas?
Ainda será estabelecida a data de início das aulas porque as tratativas para a implantação em Joinville estão em andamento. Possivelmente, em fevereiro, no dia 15, seguindo o calendário escolar da rede estadual de ensino.

6 – Onde serão as aulas?
Na estrutura da Escola de Educação Básica Osvaldo Aranha, no Bairro Glória. Na unidade de ensino, haverá continuidade das turmas existentes.

7 – Como será o uniforme?
Serão utilizados dois tipos de uniformes, na cor cinza, sendo um de tergal e um agasalho, como já utilizados nos colégios de Florianópolis e Lages.

8 – Qualquer estudante pode concorrer a uma vaga?
Poderão ingressar no sexto ano do Colégio Militar aqueles alunos que estiverem concluindo o quinto ano em 2017.

9 – Qual será o quadro das disciplinas?
O programa das disciplinas é o mesmo estabelecido pela Secretaria de Estado da Educação (SED) para as escolas do Estado.

10 – Os professores serão militares ou haverá contratação de novos profissionais?
Haverá a contratação de professores civis para a implantação do Colégio Militar e a equipe da direção será composta por militares de carreira e, possivelmente, civis, como psicopedagogas.

Informações adicionais para a imprensa:
Ana Paula Keller
Assessoria de imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Joinville
E-mail:
anakeller@jve.adr.sc.gov.br / imprensa@jve.adr.sc.gov.br
Telefone: (47) 3461-1225 / 99240-8064
Site: sc.gov.br/regionais/joinville