Dragagem do Rio Campos Verdes, em Laguna, será concluída nos próximos dias

Os trabalhos de limpeza e dragagem do Rio de Campos Verdes, popular Rio da Carniça, iniciaram-se em julho de 2016 e receberam investimentos do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Estado de Desenvolvimento Econômico Sustentável, na ordem de R$1 milhão.
“Foram retiradas das margens cerca de 10.653 m3 de vegetação (tábuas), possibilitando que a largura atual do rio variasse de 25 a 40 metros. E que fossem dragados 177.200 m3, fazendo com que a profundidade chegasse a aproximadamente 3,7 metros”, esclareceu o responsável pela execução da obra, Willian Schmidt.
Em visita à comunidade, na última terça-feira, 10, o secretário-executivo Luiz Felipe Remor conferiu os trabalhos e percorreu parte do leito do rio.
Segundo José Carlos (Lutero), morador da comunidade há 30 anos, a melhoria realizada no rio trouxe os pescadores e barcos de volta. “São mais de 30 entre pequenas e médias embarcações todos os dias se movimentando na comunidade. A diversidade dos pescados também aumentou”, afirma.
A última dragagem aconteceu em 1991. Agora, com o desassoreamento do Rio da Carniça, o trânsito fica mais seguro para embarcações e aprimora-se o intercâmbio com o Rio Tubarão e todo o sistema lagunar da região.
A atividade pesqueira já vem apresentando um incremento e auxiliará no desenvolvimento socioeconômico da região, que abriga mais de 250 famílias de pescadores. O aumento da atividade turística também deve garantir fonte de renda para os moradores.
O Rio Carniça liga a comunidade de Campos Verdes à Lagoa Santo Antônio dos Anjos e atende a pescadores de oito comunidades na conhecida região da ilha: Ponta da Barra, Passagem da Barra, Vila Santos, Campo Verde, Santa Marta, Santa Marta Pequena, Canto da Lagoa e Cigana.
{article Fabrícia Silveira Carneiro – ADR Laguna – Assinatura}{text}{/article}