Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Segurança Pública
  4. /
  5. Doação garante aposentadoria digna...

Doação garante aposentadoria digna a cavalos que prestaram serviços para a Polícia Militar

A entrega oficial dos nove cavalos aposentados da Polícia Militar, na manhã desta quinta-feira, 5, na Guarnição Especial da Polícia Montada (cavalaria da PM), em São José, dá um novo destino aos animais que pertencem ao patrimônio do Governo do Estado de Santa Catarina. A partir do ato, todos os cavalos da Polícia Militar, assim como ocorre com os cachorros da corporação, serão encaminhados à doação. Até abril deste ano, a legislação previa o leilão dos animais que são considerados bens móveis do Estado.

Épico, Falcon, Beijing, Valete, Ariribá e Sênior seriam leiloados em abril, mas o interesse de entidades não governamentais pelos animais fez com que a Secretaria de Estado da Administração, responsável pelo leilão, procurasse uma alternativa. “Foi a primeira vez que ocorreu uma mobilização em torno de animais e entendemos que ouvir esse clamou era necessário, já que a legislação que rege bens do Governo é antiga. Dentro da lei, produzimos um decreto que garante a doação desses animais. O que será garantido a todos os demais em vias de aposentadoria”, explica o diretor de Gestão Patrimonial, Pedro Roberto Abel.

Os nove animais, seis em Florianópolis e outros três em Lages, foram entregues oficialmente a Orionópolis Catarinense, que cuida de pessoas com necessidades especiais, e ao Instituto Ambiental Ecosul. A entidade encaminhou a guarda dos cavalos a famílias com condições de cuidar dos animais. 

Foto: Claudia de Conto/SEA

>>> Confira mais fotos

Novo lar 

Com uma área de 30 hectares, cerca de 30 campos de futebol, em Canelinha, a empresária July Nuernberg é uma das cuidadoras que vai dar uma aposentadoria digna a Sênior, o mais velho dos cavalos, com 28 anos. Ela, assim como outras famílias, assinaram um termo de responsabilidade e serão monitorados pelo Instituto Ambiental Ecosul, enquanto o animal estiver vivo. “Ele ficará solto e também terá a companhia de outros animais. Ficamos muito felizes por recebê-lo. Se dependesse de mim, levava todos”, fala entusiasmada. 

Outro que vai receber é o pequeno João Pedro Arceno, de 10 anos. “Li sobre a doação no jornal e fiquei interessado. Agora eu e meus pais vamos levar o cavalo para Palhoça”, explica João Pedro. 

Os três animais destinados à Orionópolis serão utilizados na prática da Equoterapia, método que usa o cavalo no desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com necessidades especiais físicas ou mentais. Na entidade, os animais vão contribuir para a educação de 32 pessoas, de 15 a 65 anos, que vivem no local. “Vamos ampliar nosso atendimento com mais esses cavalos”, afirma o José Manoel dos Santos, conhecido como Padre Maneca. 

O novo destino dos cavalos da Polícia Militar também agradou a corporação. “Treinamos, nos dedicamos a esses animais e é muito bom saber que agora, depois de uma vida de dedicação ao trabalho, eles terão uma aposentadoria digna”, fala o Tenente Coronel Djalma Cunha Júnior, comandante da cavalaria. 

Informações adicionais:
Claudia De Conto
Secretaria de Estado da Administração
E-mail: comunicacao@sea.sc.gov.br
Telefone: (48) 3665- 1636 / 88457087

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support