Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Radio Secom
  4. /
  5. Doação de medula óssea...

Doação de medula óssea é fundamental para pacientes cujo transplante é a única chance de cura

A doação de medula óssea é um ato de solidariedade e pode ajudar pacientes que precisam de transplante, como única chance de cura para doenças de sangue, como leucemia, linfomas, alguns tipos de anemia, doenças imunes e diversas síndromes.

Quando um doador não é encontrado dentro da família, inicia-se a busca entre pessoas cadastradas em um banco de dados de doadores de medula, cuja compatibilidade é de 1 em 100 mil pessoas.

Mesmo sendo uma situação rara, a doadora do Hemosc de Blumenau Ana Carolina de Moura Pivetta, de 20 anos, teve a compatibilidade confirmada com um paciente

O cadastramento de candidatos à doação de medula óssea no território catarinense é realizado pelo Hemosc, que está vinculado ao Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea.

Para realizar a doação, o voluntário precisa ter entre 18 e 35 anos de idade.

A doadora Ana Carolina de Moura Pivetta conta sobre o processo e fala da emoção de ajudar a salvar a vida de um paciente que aguardava uma doação:

SONORA

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support