Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Cultura
  4. /
  5. Discotecando no MIS encerra...

Discotecando no MIS encerra mostra Escolhidos pela Capa

Foto: Márcio H. Martins/FCC

Para encerrar em grande estilo a mostra Escolhidos pela Capa, em cartaz no Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC), será realizada uma festa na quinta-feira, 14, a partir das 20h. Os DJs convidados a fazer a curadoria da exposição – Marcelo Pimenta, Grazi Meyer, Jean Mafra, Felipe Martins e Gustavo Monteiro – vão marcar presença em mais uma edição do projeto Discotecando no MIS.

Na produção da mostra Escolhidos pela Capa, os curadores selecionaram o material entre os cerca de cinco mil discos de vinil do acervo do museu. Cada DJ/curador apresenta, assim, um painel com 84 capas dividido em sete eixos temáticos de seleção, independentes ou não do conteúdo musical dos álbuns. A exposição termina no domingo, 17 de fevereiro.

As capas

A produção dos primeiros discos, em goma-laca 78 RPM (rotações por minuto), era feita como qualquer outro produto e suas capas tinham a função básica de identificar o nome do artista e servir como embalagem/proteção para o material, extremamente frágil à época. No fim da década de 1930, o designer nova iorquino Alex Steinweiss, da gravadora Columbia Records, refletiu sobre algo que hoje nos parece óbvio: a embalagem é uma ótima maneira de encantar o consumidor.

Ao longo do tempo, as capas tornaram-se tão importantes quanto o disco em si, atingindo seu auge nos anos 1960 e 1970, quando artistas consagrados passaram a ser contratados para criar artes exclusivas e inovadoras para os discos. Hoje, mesmo na era digital, as capas já estão de tal maneira presentes no nosso imaginário que até os novos formatos com arquivos e aplicativos, que facilitam o acesso à música, ainda destinam um espaço a elas, ao mesmo tempo em que vemos ressurgir lançamentos de álbuns atuais em LP.

SERVIÇO:

O que: Discotecando no MIS
Onde: Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC) – localizado no CIC, na Avenida Governador Irineu Bornhausen, 5600 – Agronômica – Florianópolis 
Horário: 20h
Classificação: 14 anos
Entrada: gratuita

————————-
Assessoria de Comunicação
Fundação Catarinense de Cultura (FCC)  
Fone: (48) 3664-2571 / 3664-2572 
Email: imprensa@fcc.sc.gov.br
Site: www.cultura.sc.gov.br
Facebook: www.facebook.com/FundacaoCatarinensedeCultura
Twitter: www.twitter.com/fccoficial