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Diretoria de Previdência do IPREV cria nova modelagem de processos e garante mais agilidade nas concessões de pensões

Um dos grandes objetivos da nova gestão do Instituto de Previdência do Estado de Santa Catarina, o Iprev, é garantir os benefícios de pensão por morte com mais celeridade e eficiência. A família, ao perder um ente querido, instituidor do lar, precisa ter sua seguridade garantida com o benefício previdenciário, seja para um cônjuge, um filho menor de idade, ou qualquer outro ente que se enquadre na condição de dependente, para que possa garantir sua subsistência.

Para acelerar o atendimento da demanda reprimida de processos de pedido de pensão, a Diretoria de Previdência organizou uma nova rotina de tramitação e a remodelagem de setores para dar mais celeridade aos processos.

Hoje, assim que ocorre a abertura de um pedido de pensão, é passado diretamente a um setor de pré-análise documental, em seguida passa pela análise processual e após o acolhimento por parte da GEPEN – Gerência de Pensões e DIPR – Diretoria de Previdência, o processo vai diretamente para o setor de implantação da pensão, garantindo assim uma concessão mais rápida do que vinha ocorrendo anteriormente. A continuidade da tramitação, com os protocolos legais até a publicação do ato no Diário Oficial se dá após estas primeiras etapas. Houve um encurtamento dos caminhos.

Além desse novo desenho de processos, a Gerência de Pensões criou um novo setor, chamado SEDIL – Setor de Diligências, com o intuito de melhor organizar a fila de trabalho dos demais setores. “Antes, as diligências ficavam perdidas em filas de trabalho de outros setores, e perdia-se tempo em abrir processos para verificar a situação atual”, explica a gerente Karine Garcia.

Atualmente, quando são solicitadas novas documentações ao requerente da pensão, os processos são encaminhados à SEDIL que tem o prazo de 15 dias para cumpri-los. Se a documentação é enviada dentro do prazo, o processo volta para a tramitação normal, caso contrário, se expirado o prazo, o processo é arquivado. “Foi uma ideia organizacional que deu super certo, e poupou muito tempo dos analistas, ficou mais fácil verificar a data de entrada do processo no setor de diligência e o prazo em que vai expirar. Inclusive auxiliou os técnicos da Central de Atendimento, que conseguem orientar os interessados com mais precisão ao verificar que o processo encontra-se em diligência”, conclui a gerente.

Todas essas ações acarretaram na celeridade do tempo de concessão do benefício de pensão. A nova gestão agora consegue implantar um número de pensões maior do que o número de entrada de novos pedidos. Por exemplo, no mês de fevereiro foram implantadas 82 pensões e mais 6 indeferimentos, totalizando 88 processos concluídos, enquanto houve a entrada de 52 novos processos. Em março, até a primeira quinzena, foram ingressados 22 novos processos contra a conclusão de 46. Isto significa que, com este fluxo será zerada a fila de demanda reprimida, e nossos segurados terão seus benefícios garantidos com mais eficiência.