Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Saneamento Básico
  4. /
  5. Diretor-presidente da CASAN visita...

Diretor-presidente da CASAN visita obra de ampliação da ETE Ingleses e confirma entrega para agosto

Foto: Divulgação CASAN

O diretor-presidente da CASAN, Laudelino Bastos, confirmou que as obras de ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Ingleses, em Florianópolis, serão concluídas em agosto. Nesta quarta-feira, 10, com a presença de jornalistas e acompanhado do diretor de Operações e Expansão, Pedro Joel Horstmann, o diretor-presidente vistoriou o andamento da obra. Com a intensificação das atividades na nova gestão, atualmente 90% da estrutura civil está completa.

“Quando a gente assumiu a CASAN a gente não viu profissionais e máquinas atuando, era um deserto”, afirmou Laudelino. “Hoje a gente percebe as pessoas trabalhando, a estação já sendo movimentada, construção efetivada, faltando apenas 10% da estrutura civil. Essa foi uma cobrança feita de modo muito veemente pelo governador Jorginho Mello e estamos contentes com o resultado”.

A obra da ETE Ingleses foi anunciada em 2017, como parte do Sistema de Esgotos Ingleses-Santinho. O valor do investimento passou por revisões homologadas e está orçado atualmente em R$123,5 milhões. O dinheiro foi obtido junto a uma parceria com a Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA), com coparticipação mínima da CASAN. Com a implantação do Sistema, serão abarcados aproximadamente 68,6 km da rede coletora, com 5.787 ligações domiciliares. Confira imagens de drone da ETE Ingleses.

A ETE Ingleses contará com o tratamento de efluentes em nível terciário, com vazão de 105 L/s. “Esse tratamento é o que temos de mais moderno em tecnologia, e com essa modalidade conseguimos uma autorização junto aos órgãos ambientais para lançar o efluente tratado, gerando melhoria na qualidade da água do Rio Capivari”, explicou o diretor-presidente.

Para além da melhoria na água do rio, Laudelino também ressaltou a importância da ETE para a questão da balneabilidade nas praias próximas, da saúde da população e da valorização imobiliária na região do Norte da Ilha.

Novos projetos de estações em outubro

Além da ETE Ingleses, a CASAN hoje tem em Florianópolis obras em andamento com as construções das ETEs João Paulo e Rio Tavares e a ampliação da ETE Insular. Junto a essas iniciativas, a CASAN também pretende anunciar junto à Prefeitura de Florianópolis mais outros três projetos em outubro deste ano.

O primeiro desses projetos é uma estação de tratamento de esgoto que vai coletar áreas próximas ao Rio Capivari e ao Rio Vermelho. As outras duas estações projetadas vão estar localizadas em Ratones, para atender bairros do entorno como Vargem Grande, Vargem Pequena, Daniela e Praia do Forte; e no Pântano do Sul, para atender a região do Sul da Ilha.

Essas três novas obras serão feitas com a modalidade de locação de arquivos, na qual há a participação direta do setor privado na construção. “O empreiteiro vai construir a estação e cobrar da CASAN um aluguel para a utilização daquela estrutura. Com base nisso a gente acredita que uma obra que tem um prazo de três anos consiga ser feita em torno de dois anos. Se der tudo certo, começamos em 2024 e em 2026 estará concluído”, confirmou Laudelino, confiante em antecipar a meta da universalização do tratamento de esgoto na capital do estado prevista originalmente para 2033.

Fotos: Acervo CASAN

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support