Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Saneamento Básico
  4. /
  5. Diretor de Operação da...

Diretor de Operação da CASAN visita ETE João Paulo e destaca cobertura de mais 25 mil habitantes

Fotos: Cid Junkes

Com a conclusão da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) João Paulo, em dezembro de 2023, Florianópolis contará com uma obra de suma importância para aumentar a cobertura do município. A constatação é do diretor de operação e expansão da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (CASAN), Pedro Joel Horstmann, que visitou as obras da ETE na manhã desta quarta-feira, 31. Na visita, ele destacou o papel do complexo no cumprimento das metas de tratamento de esgoto na Capital, que deve ter até 90% de cobertura até 2027.

A ETE João Paulo vai atender aos bairros João Paulo, Monte Verde, Saco Grande, Cacupé, Santo Antônio de Lisboa e Sambaqui. No total, serão 7920 unidades atendidas, totalizando 25 mil habitantes e 3,6% de incremento na cobertura. A nova ETE faz parte da ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) Saco Grande, que tem investimento de R$ 128,8 milhões, com recursos da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA). A ampliação do SES será de forma gradativa, com conclusão da rede coletora até o final de 2024.

No momento, o foco das obras na ETE está em dois setores. Um deles é o da construção da alvenaria do desarenador, parte da Estação que é usada para retenção de areia e sólidos finos. O outro é o da montagem dos decantadores, que fazem a separação dos sólidos da água pela gravidade. “A ETE já está com 80% da parte civil concluída. A parte de equipamento e parte elétrica também está em andamento, então o objetivo da CASAN é concluir a obra em dezembro e já colocar em operação parte da bacia que está com rede coletora implantada”, confirmou Pedro Joel. Confira aqui imagens de drone das obras.

A ETE João Paulo terá tratamento terciário. Isto é, uma depuração que remove poluentes que não são eliminados nas etapas tradicionais e devolve à natureza efluente com alta pureza. A tecnologia usada na ETE também terá capacidade de desinfecção por raios ultravioleta e remoção de nitrogênio e fósforo, presentes nos produtos de limpeza. A expectativa é que a capacidade média de tratamento da Estação seja de 84,5 L/s. Nas palavras do diretor Pedro Joel, “isso é parte do progresso da Companhia na conservação do meio ambiente, algo que estamos em evolução em todo o estado, na busca pelo atendimento de 50% de cobertura de esgoto em toda Santa Catarina até o ano de 2026”.

Obras de esgoto em Florianópolis

A CASAN está com obras em andamento em mais três pontos da capital, com as construções das ETEs Ingleses e Rio Tavares e a ampliação da ETE Insular. Junto a elas, a Companhia também pretende anunciar mais outros três projetos de ETEs em outubro deste ano. Essas novas estações estão previstas para os bairros do Rio Vermelho e Ratones, atendendo à região Norte da Ilha, e para o bairro do Pântano do Sul, atendendo à região Sul da Ilha.

As novas obras serão feitas com a modalidade de locação de arquivos, na qual a empresa que ganha a licitação constrói a estação e cobra da CASAN um aluguel para o uso da estrutura. A intenção é diminuir os custos para a Companhia e acelerar as obras, concluindo as três novas ETES até 2026.