Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Justiça
  4. /
  5. Direitos da Criança e...

Direitos da Criança e do Adolescente serão discutidos em Balneário Camboriú nesta quinta-feira

Os direitos de crianças e adolescentes serão discutidos no 6º e último Encontro dos Atores do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente. O evento será realizado na quinta-feira, 24, a partir das 8h, no Marambaia Cassino Hotel, em Balneário Camboriú. No total, cinco encontros já foram realizados: em Florianópolis, Lages, Chapecó, Joinville e Forquilhinha. Durante o encontro serão conhecidas as propostas da região para a elaboração do Plano Estadual dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes.

Os eventos são financiados com recursos do Fundo da Infância e Adolescência (FIA) estadual de acordo com o Plano de Ação e Aplicação de recursos do fundo em 2013 e são organizados pela Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST) e o Conselho Estadual dos Direitos de Crianças e Adolescentes (Cedca).

Todas as sugestões serão encaminhadas ao Cedca que vai sistematizar e organizar as contribuições. Posteriormente, equipe técnica formada por representantes do Cedca e da SST vai elaborar o plano, que deverá estar pronto até julho de 2014.

O secretário de Estado da Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST), João José Cândido da Silva, destaca que o Governo do Estado está preocupado em estabelecer políticas de proteção aos direitos das crianças e adolescentes. “Estes encontros integram a agenda do governo com o Cedca para subsidiar a construção do Plano Estadual dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes, cumprindo uma das resoluções da conferência de 2012”, ressalta o secretário.

Sistema de garantias – O sistema de garantia de direitos é formado por representantes do Poder Judiciário, Ministério Público, profissionais como psicólogos, assistentes sociais e operadores da Justiça, advogados, Defensoria Pública, Segurança Pública, Conselhos de Direito da Criança e do Adolescente, Conselho Tutelar, Fóruns e Associações; além das Secretarias de Estado que integram o Cedca.

O Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente é baseado em três eixos: Defesa dos Direitos Humanos; Promoção dos Direitos; e Controle e Efetivação dos Direitos. O primeiro trata da atuação dos órgãos públicos Judiciais; Ministério Público, especialmente as Promotorias de Justiça, as Procuradorias Gerais de Justiça; Defensorias Públicas; Advocacia Geral da União e as Procuradorias Gerais dos Estados; Polícias; Conselhos Tutelares; Ouvidorias e Entidades de Defesa De Direitos Humanos que devem prestar proteção jurídico-social.

Já a promoção dos direitos inclui a garantia dos direitos humanos para crianças e adolescentes por meio de serviços e programas das políticas públicas, como políticas sociais; serviços e programas de proteção de direitos humanos e serviços e programas de medidas socioeducativas e semelhantes.

O controle e efetivação do direito devem ser realizados por meio dos conselhos dos direitos de crianças e adolescentes; conselhos setoriais de formulação e controle de políticas públicas; e dos órgãos e poderes de controle interno e externo definidos na Constituição Federal. Além disso, o controle social também é exercido pela sociedade civil.

Informações adicionais:
Cláudia Marcelo de Lima 
Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação 
E-mail:  ascom@sst.sc.gov.br
Telefone: (48) 9181-2626

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support