Dia Nacional da Vigilância Sanitária é comemorado pela primeira vez nesta quarta com programação especial
Pela primeira vez, a Saúde Pública irá comemorar, nesta quarta-feira, 5, o Dia Nacional da Vigilância Sanitária. Para a diretora da Vigilância Sanitária de Santa Catarina, Raquel Bittencourt, a iniciativa é para demonstrar ao cidadão a importância do serviço realizado por essa instituição. Em Florianópolis, uma solenidade marcará a data a partir das 13h30m, no auditório da Fahece.
A data foi instituída pela Lei 13.098 e publicada em janeiro deste ano, no Diário Oficial da União. O dia 5 de agosto foi escolhido por ser a data de nascimento de Osvaldo Cruz, epidemiologista e sanitarista brasileiro, nascido em São Paulo e que morreu em 1917, aos 44 anos. Cientista, bacteriologista, epidemiologista e sanitarista, o médico foi pioneiro no estudo das moléstias tropicais e da medicina experimental no Brasil. Fundou, em 1990, o Instituto de Percia, respeitado internacionalmente até os dias atuais como Instituto Oswaldo Cruz.
O Dia Nacional da Vigilância Sanitária foi criado para ampliar o conhecimento da população por meio de atividades que promovam a conscientização e o esclarecimento sobre o serviço prestado. Além disso, a lei torna público o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária, que compreende um conjunto de ações de regulação, normatização, controle e fiscalização na área de Vigilância Sanitária.
A fim de difundir a data, a Diretoria convoca os municípios catarinenses a realizarem ações de promoção e divulgação dos serviços, mobilizando a sociedade local. “Esperamos, com isso, conscientizar as pessoas sobre a responsabilidade e a importância de eliminar, diminuir ou prevenir os riscos à saúde”, destaca Raquel Bittencourt.
Nesse sentido, as equipes técnicas das Gerências Regionais e Secretarias Municipais de Saúde podem aproveitar o espaço para discutir aspectos que envolvam a melhoria dos processos de trabalho, maior articulação com outros órgãos e aperfeiçoamento das estratégias de informação/educação, visando alcançar a maior parcela possível da população de cada município.
>>> Ouça o boletim da Rádio Secom e faça download
Programação do dia 5 de agosto – Florianópolis
13h30m: Abertura
14h30m: Vídeo “Desafios e tendências no campo da Vigilância Sanitária” – Gonzalo Vecina Neto, Hospital Sírio Libanês e Faculdade de Saúde Pública (FSP/USP)
15h30m: Palestra “A importância do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária” – Raquel Bittencourt, diretora da Vigilância Sanitária de Santa Catarina
17h: Apresentação “Considerações sobre os Planos Municipais de Ação de Vigilância Sanitária 2014/2016” – Luis Antonio Silva, responsável pelo Núcleo de Descentralização (NDVISA)
17h30m: Encerramento com coffee break
Informações adicionais para a imprensa:
Jaqueline Richter
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Saúde
Telefone: (48) 3221-2065
E-mail: imprensa@saude.sc.gov.br