Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Turismo
  4. /
  5. Dia Mundial do Turismo:...

Dia Mundial do Turismo: Santa Catarina celebra a data com nova marca e o slogan Viva um estado de alegria

Turismo em Santa Catarina

Foto: Arquivo

Desde 1980, a Organização Mundial do Turismo (OMT) passou a celebrar, no dia 27 de setembro, o Dia Mundial do Turismo. Ressaltando, assim, as importâncias que o setor carrega, seja cultural, econômica, histórica seja social. Dessa forma, considerado o estado mais seguro do país em 2023, pelo ranking da My Side, Santa Catarina comemora, constantemente, toda a alegria que o turismo tem para oferecer!

O turismo impulsiona, em cada região, as características mais atrativas que há para se explorar e enriquecer a viagem do visitante ou até mesmo do morador local. Nesse âmbito, Santa Catarina se destaca por oferecer atrações de todos os tipos e em todas as estações do ano: de praia a neve, festividades a passeios na natureza, gastronomia e muita história. 

Aos que procuram por praias, a área litorânea de Santa Catarina é extensa e com diversas opções além de Florianópolis e Balneário Camboriú. A exemplo, Imbituba possui duas belas praias, a do Rosa e de Ibiraquera, assim como Garopaba com a praia Ferrugem e a da Barra. Governador Celso Ramos, Bombinhas e Palhoça também são cidades com mares ideais para se aproveitar o verão.

Foto: Arquivo

O outono carrega um ar mais histórico e, como sugestão, São Francisco do Sul é ideal para expandir o conhecimento sobre Santa Catarina.  Foi o primeiro local povoado do estado, em 1649, e a cidade fundada em 1847. Atualmente, há diversos centros, igrejas, ruas e museus que contam a história do município. Outra opção é Laguna, cidade em que nasceu Anita Garibaldi. A casa da heroína faz parte do acervo histórico do município, que também possui muitos museus e edificações tombadas.

Amantes do frio, com toda a certeza, precisam conhecer as belas paisagens da Serra Catarinense e provar a gastronomia marcante da região. Seja em São Joaquim, Urubici, Bom Jardim da Serra, Urupema ou Lages, o turista terá muitas opções de como aproveitar o clima gelado que essas cidades oferecem no inverno, e até mesmo ver neve! Além disso, para atravessar as montanhas da Serra, os visitantes podem contemplar as paisagens curvilíneas e montanhosas da Serra do Rio do Rastro. 

Foto: Felipe Carneiro

Quem é apaixonado por flores não pode deixar de conhecer Joinville, a cidade das flores. Durante a primavera, as ruas do município são coloridas de amarelo pelos ipês, o que deixa a visita ainda mais encantadora. Na estação, Joinville oferece a todos o Festival da Primavera, evento regado a comida e muitas flores. 

Para a economia do estado, o investimento no turismo tem apresentado grandes resultados, a exemplo da abertura de mais de 21 mil empresas e micro empresas do setor em Santa Catarina, de janeiro a junho de 2023 — 21,9% a mais do que em 2022. Ainda, a área já arrecadou, no primeiro semestre do ano, mais de R$242 milhões, reforçando que economia e turismo caminham juntos. Além disso, mais turistas estrangeiros passaram a procurar o estado para visitar, com um aumento no fluxo de 120,2% a mais que em 2022. 

Seja na primavera, no verão, no outono ou inverno, há uma gama diversificada do que se fazer em Santa Catarina. E é exatamente isso que a nova Marca do Turismo apresenta. Com o slogan “Viva um estado de alegria”, a campanha carrega a leveza, a dinamicidade e a felicidade que é estar no estado catarinense. Com essa nova imagem, Santa Catarina celebra o dia 27 de setembro e convida a todos a viver em um estado de alegria!

Avatar
Escrito por:

ASCOM | SETUR

Assessoria de imprensa da Secretaria de Estado do Turismo ascom@setur.sc.gov.br (48)99900-1232

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support