Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Radio Secom
  4. /
  5. Dia Mundial do Diabetes:...

Dia Mundial do Diabetes: Alimentação e exercício físico são fundamentais para evitar o avanço da doença

Hoje é o Dia Mundial do Diabetes, 14 de novembro, oportunidade de aumentar a conscientização sobre como melhorar a prevenção, diagnóstico e cuidados, além de informar sobre o reflexo do diabetes na saúde e mortalidade da população.

O Brasil é o sexto país em prevalência de diabetes mellitus (DM) no mundo, com 15,7 milhões de doentes com idade entre 20 e 79 anos, ficando atrás da China, Índia, Estados Unidos, Paquistão e Indonésia (IFD, 2021).

Em Santa Catarina, estima-se que mais de 400 mil pessoas convivam com a doença. A Secretaria de Estado da Saúde fornece medicamentos do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF) para 18.939 pacientes. Em 2023 foram registrados 4.220 óbitos por diabetes mellitus no Estado.

O médico endocrinologista do Hospital Infantil Joana de Gusmão, Genoir Simoni, relata que se faz necessário que políticas públicas sejam implantadas para a mudança dos hábitos alimentares da população:

SONORA

Diabetes é uma doença causada pela ação ou produção insuficientes de insulina, hormônio que regula a glicose no sangue e garante energia para o organismo. O hormônio insulina tem a função de promover a entrada da molécula de glicose nas células, onde será metabolizada e transformada em energia para manutenção do nosso organismo.

O diabetes pode causar o aumento da glicemia e as altas taxas podem levar a complicações no coração, nas artérias, nos olhos, nos rins e nos nervos. Em casos mais graves, o diabetes pode levar à morte.

A melhor forma de prevenir é com estilo de vida saudável. Praticar atividades físicas regularmente, manter uma alimentação saudável e controlar o peso corporal são comportamentos essenciais que evitam não apenas o diabetes, mas outras doenças crônicas, como o câncer.