Dia Mundial de Prevenção ao Abuso Infantil: Polícia Civil intensifica ações junto à comunidade escolar
Domingo, 19 de novembro, é o Dia Mundial da Prevenção ao Abuso Infantil. Para marcar a data, a Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Coordenadoria das Delegacias de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso (CDPCAMI), está desenvolvendo uma intensa agenda de atividades dentro do Programa Minha Voz Tem Vez.
O objetivo do programa é promover a proteção de crianças e adolescentes por meio de informação qualificada. De forma lúdica e com linguagem adequada à faixa etária, equipes formadas por psicólogos policiais civis estão realizando palestras e rodas de conversas nas escolas e nas instituições que formam a rede de proteção em todo o estado.
Coordenadora das DPCAMIs, a delegada Patrícia Zimmermann D’Ávila, destaca a importância do trabalho do psicólogo policial, no âmbito da PCSC e ressalta o compromisso da instituição com o tema. “A Polícia Civil desenvolve um trabalho importantíssimo em Santa Catarina na proteção de crianças e adolescentes vítimas de violência”, assinalou.
A delegada reforçou que é preciso um comprometimento para combater este tipo de abuso:
SONORA
A data tem a adesão de mais de 130 países e foi criada pela Fundação Cúpula Mundial da Mulher (WWSF) no ano 2000 e tem como objetivo dar visibilidade ao problema e à necessidade de desenvolver programas e projetos de prevenção sobre o tema.
A Polícia Civil tem diversos canais que podem ser acionados pelas vítimas ou seus familiares que atendem 24 horas por dia. Além do site da PCSC é possível fazer denúncia pelo 181, procurar a DPCAMI, a Sala Lilás nas CPPs, mas sempre lembrando que qualquer delegacia está apta a receber uma denúncia de abuso infantil.
As ações programadas e as cidades onde elas vão acontecer estão em https://estado.sc.gov.br/noticias/