Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa é marcado por mobilização em Florianópolis
Nesta segunda-feira, 15 de junho, dia que marca o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, o Conselho Estadual do Idoso de Santa Catarina (CEI) organizará uma panfletagem em frente à Catedral Metropolitana de Florianópolis, às 9h, com o objetivo de informar a população sobre a importância do combate às diversas formas de violência cometidas contra a pessoa com idade igual ou superior a 60 anos. A importância da causa também ganha destaque na sede da OAB de Santa Catarina, a partir das 14h, com exposição de palestras e seminários, além de uma apresentação teatral do Grupo Floripa Encanta.
Somente no ano passado, em Santa Catarina, por meio de denúncias no Disque 100, foram registrados 862 casos de violência contra idosos, divididos em seis tipificações: por negligência, agressão psicológica, abuso financeiro, agressão física, medida protetiva e violência sexual. Desse total, 508 foram casos de negligência, 460 de agressão psicológica, 262 de abuso financeiro, 204 de agressão física, 46 de medida protetiva e quatro de violência sexual.
A programação do evento, que será acontecerá na OAB de Santa Catarina, começa às 14h30, com a palestra “A violência sofrida pelo idoso”, do promotor de Justiça Daniel Paladino, seguido pela palestra “Múltiplas formas de violência contra o idoso”, ministrada pela presidente da CEI, Edléia Schmidt. Para completar, às 16h15, tem apresentação da peça “Redondamente enganado”, do Grupo de Teatro Floripa Encanta e, às 16h45, Yna Cristina Barcellos e a delegada de Polícia Patrícia Maria Zimermann D’àvila discorrem mais sobre a importância da causa no trabalho “Ações de enfrentamento à violência”.
{article João Paulo Borges – Assistência Social}{text}{/article}