Dia Mundial de Combate ao Câncer: Saúde alerta para a importância da prevenção e diagnóstico precoce
No Dia Mundial de Combate ao Câncer, celebrado em 4 de fevereiro, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), reforça a importância da prevenção e do diagnóstico precoce para reduzir os impactos da doença, que está entre as principais causas de morte no mundo.
O câncer de mama feminino e o de próstata estão entre os tipos mais frequentes, exigindo atenção redobrada para a detecção precoce e o tratamento adequado.
O câncer ocorre quando as células do corpo, que normalmente se renovam de forma equilibrada, sofrem alterações no DNA durante o processo de divisão, tornando-se defeituosas. Essas células podem se multiplicar descontroladamente, e, em casos malignos, podem invadir outros órgãos e tecidos, causando metástases.
Entre os principais fatores de risco para o câncer, o tabagismo se destaca como um dos mais preocupantes. O hábito de fumar está diretamente ligado ao câncer de pulmão, boca e bexiga. A exposição excessiva ao sol sem proteção também é um fator de risco significativo para o câncer de pele. Além disso, questões como obesidade, consumo excessivo de álcool, alimentação inadequada e sedentarismo também contribuem para o aumento dos casos.
Atualmente, 19 hospitais em Santa Catarina estão aptos a realizar cirurgias oncológicas pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
De janeiro a novembro de 2024, Santa Catarina realizou 16.556 cirurgias oncológicas.
A lista de hospitais que realizam esses procedimentos está disponível no site estado.sc.gov.br/noticias
Repórter: Marcos Cassettari