Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Saúde
  4. /
  5. Dia Mundial da Hemofilia:...

Dia Mundial da Hemofilia: HEMOSC promove 2º Encontro de Coagulopatias

Foto: Divulgação Ascom/SES/SC

O Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (HEMOSC), unidade do Governo do Estado, realizou nesta quarta-feira, 17 de abril, o 2º Encontro de Coagulopatias em comemoração ao Dia Internacional da Hemofilia. A ação teve como tema “Hemofilia em Movimento” e contou com a participação dos portadores de hemofilia, familiares e profissionais que atuam junto no tratamento dessa doença em todos os Hemocentros de Santa Catarina.

Durante o evento ocorreu a exposição de fotos dos hemofílicos atendidos pelo Ambulatório do HEMOSC praticando esportes. Também houve palestra com o educador físico da Hemorrede do Estado do Rio de Janeiro (HEMORIO), Diogo Gadelha Dias, que falou sobre atividade física na hemofilia, e da psicóloga Frederica Cassis que abordou o tema “Esporte em Hemofilia e Psicoeducação”. 

“Um dos nossos objetivos é contribuir para a qualidade de vida dos hemofílicos, incorporando as atividades físicas no dia a dia dos pacientes de maneira segura”, afirmou a diretora-geral do HEMOSC, Patrícia Carsten. De acordo com ela, esse encontro foi um momento importante de descontração, troca de vivências entre os hemofílicos e de saber mais sobre como ter uma melhor qualidade de vida portando essa doença.

A equipe multidisciplinar de coagulapatias do HEMOSC também realizou atividades de fisioterapia e explicou como funciona o processo de atendimento com os psicólogos na hemorrede. Para finalizar o evento, ocorreu a apresentação do vídeo do paciente hemofílico do Ambulatório, Hyago, cantando uma música em homenagem a todos os hemofílicos e participantes do encontro. 

O que é Hemofilia? 

As coagulopatias são doenças provocadas pela disfunção de coagulação do sangue, ou seja, quando o organismo não consegue produzir a quantidade necessária de proteínas para o sangue coagular. A hemofilia é exemplo de coagulopatia. É uma doença genética, que se caracteriza pela redução de determinados fatores de coagulação no sangue. E quando o sangue não coagula corretamente, qualquer sangramento (externo ou interno) pode ser excessivo.

De acordo com dados da Federação Mundial de Hemofilia, o Brasil registra a quarta maior população de pessoas com hemofilia do mundo, cerca de 13 mil pessoas.

Equipe Multidisciplinar

O Ambulatório do HEMOSC Florianópolis conta com uma equipe multidisciplinar formada por médicos hematologistas e ortopedista, odontologistas, assistente social, farmacêuticos, enfermeiros, psicólogos e fisioterapeutas. Também possui um laboratório de referência para a especialidade que auxilia de forma mais rápida o diagnóstico dos pacientes com coagulopatias atendidos por toda hemorrede catarinense, disponibilizando assim, um serviço integral, com equidade e de qualidade.

Avatar
Escrito por:

ASCOM | SES

Assessoria de imprensa da Secretaria de Estado da Saúde

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support