Dia Mundial da Doação de Leite Humano marca importância do ato para o desenvolvimento do bebê
Descrição do áudio:
Em comemoração ao “Dia Mundial da Doação de Leite Humano”, neste 19 de maio, quarta-feira, várias unidades da Secretaria de Estado da Saúde realizam ações com a participação de doadoras e bebês prematuros para estimular a doação de leite humano e promover debates sobre a importância do aleitamento materno, além de divulgar os bancos em Santa Catarina.
O “Dia Mundial da Doação de Leite Humano” simboliza o auxílio solidário a um bebê em fase de desenvolvimento. Atualmente, Santa Catarina dispõe de 14 bancos e 10 postos de coletas cadastrados na Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, ligada à Fiocruz.
Os bancos são estruturas, geralmente localizadas em maternidades com unidades de tratamento intensivo neonatal, com a função de coletar, processar, estocar e distribuir o leite humano doado. Também são usados no apoio às mães com dificuldades para amamentar.
O leite pode evitar a morte e ajudar no crescimento e no desenvolvimento de bebês, prematuros ou com baixo peso, internados em unidades de cuidados intensivos, e que não conseguiram receber o leite de suas próprias mães. A quantidade de 300ml pode servir a 10 bebês prematuros.
O Brasil é referência mundial na doação. A data foi escolhida durante o V Congresso Brasileiro de Bancos de Leite Humano e o I Fórum de Cooperação Internacional, realizados em 2010, no Distrito Federal. Na data, foi assinada a “Carta de Brasília”, que criou a Rede de Bancos de Leite em 23 países, tendo como modelo a rede brasileira.
A cada ano é escolhido um tema diferente para a campanha. Para 2022 o tema é “Doação do leite humano: solidariedade e paz no mundo globalizado”. A lista com os locais onde ficam os bancos de leite no estado está disponível em www.saude.sc.gov.br
Duração: 2 min e 5 seg
Apresentação: Pâmella Andressa
Técnica: Pâmella Andressa
Produção: Rádio da Secretaria de Estado da Comunicação
Contato: (48) 3665-3051
E-mail: radiosecom@gmail.com