Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Educação
  4. /
  5. Dia do Nutricionista: Governo...

Dia do Nutricionista: Governo de SC aposta em trabalho multidisciplinar para estimular educação Alimentar e nutricional

Foto: Vinicius Dias / SED

A educação alimentar é uma prioridade para o Governo de Santa Catarina. Todas as escolas da rede estadual fomentam o desenvolvimento da autonomia e proporcionam uma alimentação saudável, desde os estudantes mais novos. Esse trabalho é realizado de forma multidisciplinar, através de uma série de práticas de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) e seguindo as recomendações do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

“Queremos estimular a alimentação saudável e a autonomia dos nossos estudantes. Cuidar do bem-estar e oferecer alimentação de qualidade nas escolas é uma das intenções do governador Jorginho Mello. Para isso, temos investido cada vez mais em projetos de hortas pedagógicas e outros voltados à Educação Alimentar e Nutricional, com a contribuição fundamental da equipe de nutricionistas”, destaca o secretário de Estado da Educação, Aristides Cimadon.

A Secretaria de Estado da Educação (SED) conta com nutricionistas nas Coordenadorias Regionais de Educação em todo o estado para acompanhar de forma mais próxima as unidades da rede. Esses profissionais atuam na fiscalização da qualidade da alimentação escolar, desenvolvendo ações de educação alimentar nutricional e monitorando o estado nutricional, sempre em parceria com os gestores escolares.

Para a nutricionista responsável técnica pelo PNAE na SED, Ana Luisa Lages, a qualidade da alimentação escolar na rede é reflexo dessa integração e envolvimento de todos, desde os nutricionistas, integradores, coordenadores, gestores, professores até a população.

Atualmente, a SED disponibiliza cardápios variados e balanceados, com fontes de proteína e carboidratos, saladas e frutas em todas as refeições. Os alimentos são escolhidos de acordo com a cultura alimentar, incluindo alimentos típicos da região atendida, como o que acontece nas comunidades indígenas e/ou quilombolas. As porções oferecidas são diferenciadas por faixa etária dos estudantes, conforme suas necessidades nutricionais diárias.

Os cardápios também são adaptados para aqueles estudantes que possuem necessidades alimentares especiais, como intolerância à lactose, alergia à proteína do leite (APLV), diabetes, doença celíaca, hipercolesterolemia, entre outros.

Avatar
Escrito por:

ASCOM | SED

Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Educação

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support