Dia do assistente social reforça compromisso com a igualdade e a inclusão social
Cidadania, autonomia, inclusão, liberdade, ética, igualdade, emancipação, dignidade, justiça social, respeito à diversidade, equidade e direitos humanos são algumas das palavras que guiam o trabalho de assistentes sociais. Na semana em que se comemora o dia destes profissionais (15 de maio), a Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST) reforça o compromisso com a consolidação do Sistema Único de Assistência Social (Suas) em Santa Catarina e destaca a estrutura disponível aos catarinenses que necessitam de proteção básica e especial.
Responsável pela gestão do Suas, assessoria aos municípios e cofinanciamento dos serviços, programas e benefícios previstos pela política de assistência social, a SST tem a tarefa de se aproximar dos trabalhadores, gestores do Suas para fortalecimento dos serviços ofertados nos Centro de Referência de Assistência Social (Cras), os Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop), além dos serviços de acolhimento.
No Cras por meio das equipes de referência, são atendidas pessoas que vivem em situação de fragilidade decorrente da pobreza, ausência de renda, acesso precário ou nulo aos serviços públicos ou fragilização de vínculos afetivos como discriminações étnicas, de gênero ou por deficiências, entre outras.
O Creas é voltado a famílias e indivíduos cujos direitos tenham sido ameaçados ou violados. É o caso de pessoas em situação de violência física ou psicológica, abuso ou exploração sexual, abandono, rompimento ou fragilização de vínculos ou afastamento do convívio familiar. Já o Centro Pop, volta-se especificamente, para o atendimento especializado à população em situação de rua e os serviços de acolhimento, recebe indivíduos com vínculos familiares rompidos ou fragilizados, a fim de garantir proteção integral. A população pode ser atendida ainda por meio do Programa Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada ou Benefícios Eventuais.
Atualmente, existem 353 CRAS nos 295 municípios e 87 Creas em 80 cidades e ainda 11 Centros POP e 287 Unidade de Acolhimento, todos estes equipamentos ofertados pelos municípios catarinenses.
“A atuação dos assistentes sociais e os demais trabalhadores do Suas são fundamentais para fortalecimento desses equipamentos públicos e para a consolidar a política de assistência social no Estado com vistas a reduzir as desigualdades regionais ainda existentes”, destaca a secretária de Estado da SST, Angela Albino.
Profissão
Segundo dados do Censo Suas 2012, realizado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, dos 120 mil assistentes sociais que atuam no Brasil, 28,5 mil desenvolvem atividades em secretarias estaduais e municipais, no Distrito Federal e nas unidades públicas que executam os serviços e concedem os benefícios do Sistema Único de Assistência Social (Suas). Em Santa Catarina, 4,9 mil profissionais de serviço social estão em atividade.
Eles constituem uma importante categoria que compõem o Suas, podendo atuar na gestão, no atendimento direto ao usuário e no controle social, contribuindo para o acesso e ampliação dos direitos. “A política de assistência social é política pública, dever do Estado e direito do cidadão. E nós assistentes aociais, trabalhamos com o compromisso de construir estratégias coletivas para garantir o atendimento às necessidades básicas da população, tendo como horizonte a autonomia dos usuários, sujeito de direito dessa importante política pública”, explica a diretora de assistência social da SST, Renata Nunes.
{article João Paulo Borges – Assistência Social}{text}{/article}