Com ajuda do Governo do Estado, cresce a produção de pequenas propriedades da Agricultura Familiar
Capacitar o pequeno produtor rural para diversificar a propriedade, ampliar a produção, melhorar a renda e viver com mais qualidade são os pilares dos programas do Governo do Estado que contemplam a agricultura familiar. Para comemorar o Dia do Agricultor, nesta terça-feira, 28 de julho, e do Agricultor Familiar, no último dia 25 de julho, o Governo do Estado foi conhecer a história de Clóvis Casagrande, que mora no interior do município de Ouro, no Meio-Oeste de Santa Catarina. A cooperativa, da qual o agricultor faz parte, buscou o apoio financeiro do Estado para expandir os negócios e foi contemplada com R$ 300 mil.
Fotos: James Tavares/Secom
>>> Ouça o Boletim da Rádio Secom e faça download
Os recursos, adquiridos por meio de um financiamento pelo Juro Zero Agricultura/Piscicultura, foram divididos entre os associados nas mais diversas atividades envolvendo a produção de cana, ovos, aves e queijo, este último, o negócio de seu Clóvis. O agricultor conta que tudo começou há 20 anos, no porão da casa do pai. Ainda jovem, ele chegou a morar um tempo na cidade, mas decidiu voltar para se dedicar à vocação da família.
“Hoje não me arrependo, porque além de fazer o que eu gosto, estou realizando o sonho de ver o negócio dando certo e crescendo”, disse. Com os cerca de R$ 41 mil referentes à parte dele no financiamento da cooperativa, Clóvis está investindo na infraestrutura física da propriedade. O novo espaço destinado à produção de queijo terá duas câmeras frias, salas de embalagens, defumador, depósito de rótulos, escritório e vestiários.
“Por enquanto, só podemos vender no município de Ouro, mas com esse reforço, vamos poder ampliar a produção e buscar a inspeção estadual para aumentar também a nossa lista de clientes”, projeta o produtor rural. Na propriedade onde trabalham Clóvis e outras quatro pessoas da família são produzidos cinco tipos de queijo: o colonial, temperado com orégano, com pimenta calabresa, provolone e parmesão.
Para qualificar a produção, Clóvis também cita o apoio feito pelos técnicos extensionistas da Epagri. “Recebemos a visita constante deles, apontando os melhores caminhos para obtermos sucesso nos negócios”, acrescenta ele, que também está cadastrado ao programa do governo SC Rural.
http://www.youtube.com/watch?v=Vadny-dz38o&feature=youtu.be
Para o secretário de Agricultura do município de Ouro, Diego Bareta, é fundamental que os poderes públicos incentivem e fomentem a produção agrícola nas pequenas propriedades. “O produto da agricultura familiar é diferenciado porque é único. Por outro lado, quanto mais oportunidades se levam às famílias, maiores as chances de manter as novas gerações produzindo no campo”, destaca.
Este é o desejo de Clóvis no futuro: que as filhas participem e dêem continuidade à produção. “Com o meu trabalho aqui, estou conseguindo oferecer um pouquinho mais de conforto a elas. Vou continuar me esforçando para convencê-las de que aqui é um bom lugar para plantar e colher, viver e ser feliz”.
Agronegócio
A exemplo de Clóvis, Santa Catarina tem no modelo da agricultura familiar uma de suas mais importantes vocações. A herança deixada pelos imigrantes colonizadores do Estado consolidou o agronegócio catarinense. De acordo com o governador Raimundo Colombo, que parabeniza a todos os agricultores neste 28 de julho, Santa Catarina é o maior produtor de carne suína, ostra, marisco, pescados e cebola; o segundo maior produtor de aves, arroz, alho, maçã e fumo e o único estado brasileiro livre de febre aftosa sem vacinação certificado pela Organização Mundial de Saúde Animal. Isso tudo com apenas 1,1% do território nacional.
“É um setor do qual nos orgulhamos muito e vamos continuar sendo parceiros para retribuir todo o esforço, toda a dedicação do trabalho no campo. Por outro lado, queremos que as famílias tenham qualidade de vida e possam passar adiante os valores e os princípios cultivados em suas propriedades”, diz o governador.
Além do Juro Zero, o Governo do Estado oferece apoio aos agricultores por meio de uma série de outros programas, inclusive de tecnologia no meio rural. No site da secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca é possível encontrar as opções.
{article Francieli Dalpiaz}{text}{/article}