Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Dia de Campo sobre...

Dia de Campo sobre Manejo de Pastagens e instalação de cerca elétrica em Ibirama

agricultura sdr

O manejo de pastagens através de piquetes e a instalação de cercas elétricas, foram temas do Dia de Campo, com produtores de leite de Ibirama, realizado na propriedade de Rodrigo e Nadia Zils, na comunidade de Rio Sellin, em Ibirama.

Coordenada pelo técnico da Epagri de Ibirama, Marcelo Steiner, a reunião buscou mostrar aos agricultores as vantagens competitivas da produção de leite a nível de pasto, para compensar o baixo custo pago pelo produto no mercado. “Como não podemos mudar o mercado, podemos baixar o custo de produção”, disse o técnico Marcelo.

Após a reunião técnica, os agricultores participaram de uma oficina onde Marcelo mostrou a maneira correta da construção das cercas elétricas para o piqueteamento das pastagens, buscando evitar choques elétricos e garantindo durabilidade da obra, além de um bom aterramento.

O técnico também destacou que a pastagem precisa ser tratada como uma lavoura, com a análise do solo, adubação e manejo correto, evitando o empobrecimento do solo. Também é preciso dar o tempo devido para a pastagem descansar e se recuperar.

Horticultura – Ao lado do local onde acontecia a reunião, podia-se observar um belo canteiro de alfaces, coberto com lona de plástico, preparado por Rodrigo e Nadia para enfrentar o sério problema climático, desde o excesso de chuvas até a exposição ao sol inclemente do verão.

A família Zils conta com cerca de 900 metros quadrados cobertos, onde estão sendo cultivadas alface, cebolinha, salsinha e rúcula. Rodrigo também pretende plantar couve manteiga. E estão sendo preparados os canteiros para a irrigação por gotejamento. As hortaliças são vendidas nos supermercados de Ibirama.

Também participaram da reunião, o médico veterinário Fernando Krambeck e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Meio Ambiente da Prefeitura de Ibirama, Marcondes Uhlmann.

Para a gerente de Agricultura da 14ª Secretaria de Desenvolvimento Regional de Ibirama, Edna Beltrame Gesser, a horticultura é uma das alternativas importantes para as famílias rurais, desde que apoiadas pelos mercados locais, pois há uma grande demanda por produtos saudáveis. 

{article Dante Bonin – SDR Ibirama}{text}{/article}