Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Dia de Ação de...

Dia de Ação de Governo destaca novas obras da educação em Balneário Camboriú

A secretária adjunta de Estado da Educação, Elza Moretto, visitou nesta quinta-feira, 30, o canteiro de obras da Udesc e a EEB Higino João Pio, em Balneário Camboriú, na programação do Dia de Ação de Governo, iniciativa do governador Raimundo Colombo para envolvimento dos secretários setoriais com as demandas locais. A ação ocorre paralelamente em outras regiões com a participação de secretários de diversas pastas.

Localizado no Bairro Nova Esperança, o campus da Udesc possui área total de 50 mil m². O primeiro bloco, que atenderá alunos do curso de Engenharia de Petróleo, conta com 2.400 m² de área construída. A obra teve um investimento de R$ 5 milhões.

De acordo com o diretor administrativo da Udesc BC, Alexander Ricardo Martins, o projeto adotou o conceito de green building, construção onde se busca o aproveitamento de recursos naturais. O prédio aproveita a luz natural, terá painéis solares e faz uso inteligente de água nos banheiros, inclusive com abastecimento por água da chuva. Os aparelhos de ar condicionado estão instalados no teto do prédio, melhorando a estética do projeto e com acesso mais rápido na hora da manutenção. As redes elétrica e de lógica foram instaladas em eletrodutos, evitando quebrar paredes em caso de manutenção e expansão. Todas as salas e laboratórios estão equipados com câmeras de segurança e ar condicionado.

Na visita, coordenada pela diretora do campus, Maria Ester Menegasso, e acompanhada pela gerente regional da Educação, Cleonice Berejuk, foi apresentado que o mobiliário para as salas de aula e laboratórios estão em processo final de montagem para abertura do prédio no ano letivo 2018, que iniciará em fevereiro.

O terreno conta com uma grande área de mata nativa, que será preservada. “Catalogamos os tipos de árvores e até mesmo animais que vivem no entorno do prédio.  Será viabilizado um lago e quiosques para que os alunos possam ter um contato maior com o ambiente”, explica o diretor. Também está definida a construção de uma praça para a comunidade do Bairro Nova Esperança.

Na sequência, a comitiva visitou a nova escola do Bairro das Nações, a EBB Higino João Pio. Com 18 salas de aula e capacidade para 2 mil alunos, a escola é a sexta unidade de ensino construída pelo Governo do Estado no município e atenderá alunos do 6º ao 9º ano, além de ofertar o Ensino Médio Integrado à Educação Profissional – EMIEP em Turismo e Hospedagem. Para os alunos que desejam ingressar futuramente na nova unidade do Bairro das Nações, a orientação é que façam a matrícula a partir desta quinta-feira, 30, na secretaria da EEB Laureano Pacheco, no Bairro Pioneiros. À tarde, na programação do Dia de Ação de Governo houve reunião de alinhamento com diretores escolares, em Itajaí.
{article Silvia Daleffe – SDR Itajaí}[text]{/article}

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support