Dia da Família na Escola promove conhecimento e interação em Criciúma
Se no Brasil, 46% dos pais não se envolvem nas questões da educação dos filhos, como apontam pesquisas, em Santa Catarina esta realidade vem mudando. Pelo segundo ano consecutivo, pais, alunos e professores se reuniram em suas unidades escolares para o Dia da Família na Escola, realizado neste sábado, 7. A proposta surgiu da Campanha Pais pela Educação, lançada pelo Movimento SC pela Educação em 2014.
Na regional de Criciúma, 61 escolas da rede estadual de ensino cumpriram o calendário com ações de estímulo ao envolvimento da família no ambiente escolar. Debates, oficinas, reflexão e outras atividades preencheram o dia, que já teve maior adesão que o ano passado. “Podemos ver um reflexo significativo no aprendizado dos alunos que têm família envolvida na escola. Este evento proporciona aproximar aqueles que ainda não se envolvem, e os resultados são positivos”, comentou a gerente Regional de Educação, Jucilene Fernandes.
Aproximar a família do ambiente escolar é uma das ações que mais reflete na qualidade de ensino, é o que dizem os professores e estudos também comprovam, mas na Escola de Educação Básica Ignácio Stakowski, a aproximação da comunidade no ambiente escolar também diminuiu significativamente a evasão escolar aumentando em mais de cem alunos no último ano. “Nós temos uma escola grande e estávamos com poucos alunos. Começamos a envolver toda a comunidade, pais, igrejas, polícia militar e tivemos tanta procura em matrícula que alcançamos até a fila de espera”, comentou a diretora Janaina da Silveira Silvano.
Debate envolve famílias em projeto ambiental
Fruto de um projeto que busca a despoluição do rio mais importante da cidade, o Rio Criciúma, os alunos da EEB Joaquim Ramos foram certificados como participantes da V Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente ao apresentar o trabalho “O rio que a cidade esconde”. Neste sábado, foi a vez de envolver os pais no projeto que ainda está em fase de pesquisas e estudos.
“Aproveitamos a vinda dos pais na escola para apresentarmos o projeto e buscar a ajuda deles na concretização. Estamos muito felizes porque o envolvimento da família vai dar continuidade nas ações programadas”, comentou a professora de história e mestre educação, Catia Elaine Alves Constante.
O projeto, que envolve aproximadamente 300 alunos de 10 a 14 anos do ensino fundamental, vai dar os próximos passos com entrevistas, pesquisas e busca de ações efetivas para a despoluição do rio.
Oficina de artes confecciona filtro dos sonhos
Ao lado da família, a aluna Valéria Gubetti de Lino, 14 anos, participou da oficina de sonhos. “Estar com a minha família na escola é muito importante. Quero que meus pais sintam orgulho das coisas que eu faço, assim como eu sinto também quando realizo uma atividade”, comentou.
Para a professora Maris Denski, a oficina de confecção de filtro dos sonhos serviu para os participantes terem um momento de positividade e reflexão na escola. “O objetivo desta oficina é o significado real do filtro dos sonhos. Pensar positivo e levar para a casa um objetivo que traz energias positivas, além do envolvimento na atividade com os pais, alunos e professores, trocam ideias e experiências”, explicou.
O Movimento SC pela Educação
Criado em 2012 como uma iniciativa da indústria, com o apoio das federações dos trabalhadores, o Movimento ganhou a adesão do comércio (Fecomércio-SC), da agricultura (Faesc) e dos transportes (Fetrancesc) e passou a se chamar, em 2016, Movimento Santa Catarina pela Educação. A iniciativa tem apoio ainda de instituições públicas, como a Secretaria de Estado da Educação e a União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-SC). Seus principais desafios são proporcionar a todos os trabalhadores catarinenses a escolaridade básica completa até 2024 e formação profissional e tecnológica compatível com a função, com foco na educação para o mundo do trabalho e na articulação e influência social na educação de Santa Catarina.
Informações adicionais para a imprensa:
Paula Darós Darolt
Assessoria de Imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Criciúma
E-mail: imprensa@cua.adr.sc.gov.br
Telefone: (48) 3403-1018 / 99127-6838
Site: sc.gov.br/regionais/criciuma