Dia D do combate à dengue: Secretaria da Saúde recomenda ações aos municípios
As arboviroses vêm se tornando um desafio para o estado de Santa Catarina. A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE), tem intensificado a mobilização e sensibilização da população no controle do Aedes aegypti e prevenção das doenças por ele transmitidas.
Por isso, neste sábado, 23 de novembro, considerado o dia D conforme Lei federal no 12.235/2010, o Estado incentiva as secretarias municipais a realizar ações de combate à dengue.
Em relação à vigilância do Aedes aegypti foram identificados 60.974 focos em 255 municípios. Desses, 175 foram considerados infestados pelo mosquito, contribuindo para a manutenção e ampliação da transmissão da doença no estado.
O ano de 2024 está sendo marcado pelo maior número de registros da dengue até o momento, com 350.677 casos confirmados e 340 óbitos.
Para o diretor da DIVE, João Augusto Brancher Fuck, este momento de temperaturas mais elevadas e chuvas mais intensas, favorece a reprodução do mosquito Aedes Aegypt:
SONORA
A SES sugere algumas ações tais como realizar a mobilização e articulação entre os diferentes setores no município, na Educação, Infraestrutura, Assistência Social, entre outros.
Também indica o fortalecimento da comunicação e mobilização via plataformas e mídias disponíveis para ampla divulgação do cenário epidemiológico, ações de prevenção e medidas a serem adotadas pela população.
Desde o mês de outubro estão ocorrendo reuniões regionalizadas e capacitações das equipes regionais e municipais para o enfrentamento da situação.