Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Institucional
  4. /
  5. Detran de Santa Catarina...

Detran de Santa Catarina realiza 1.255 exames práticos durante o Mutirão CNH de Florianópolis

Fotos: Ricardo Wolffenbuttel / Secom

Santa Catarina possui hoje 31.517 exames práticos a serem realizados por pessoas que estão no processo para fazer a Carteira Nacional de Habilitação. Só em Florianópolis, são mais de sete mil exames represados. Para reduzir essa demanda, o Detran de Santa Catarina realizou o Mutirão CNH. Os testes práticos aconteceram de 3 a 7 de julho e envolveram 19 examinadores, sendo 6 de Florianópolis e os demais de várias cidades do Estado. O balanço do mutirão foi apresentado em coletiva de imprensa, na tarde desta segunda-feira, 10.

Segundo o Departamento Estadual de Trânsito, a adesão poderia ter sido maior: foram solicitadas 2.268 vagas, mas, 1.255 exames foram realizados. Foi detectado ainda que alguns dos centros de formação de condutores possuíam taxas pendentes de pagamentos de seus alunos. Outra situação é a precariedade de alguns veículos destinados ao teste prático.

Por conta disso o presidente do Detran/SC, Kennedy Nunes, informou que serão adotadas algumas mudanças no processo de formação de novos motoristas em Santa Catarina. Entre as ações a serem implementadas estão:
1 – Criação do Grupo de Trabalho dos CFCs (Publicação da Portaria em 18 de Julho);
2 – Avaliar credenciamento dos CFCs com base na lei:

  • Fiscalização mais efetiva do ensino nos CFCS;
  • Padronização das provas práticas com rol de procedimentos a ser seguido pelos examinadores.

3 – Publicação de uma portaria com a desvinculação das taxas do Detran com os serviços prestados pelos CFCS;
4 – Chamamento Público para o serviço de examinadores (já autorizado pelo governador);
5 – Cumprimento da legislação quanto à banca de examinadores. 1 para categoria A, 3 para categoria B e 2 para categorias C, D e E (CTB e Resolução 789/2020 do Contran);
6 – Reavaliação da efetividade dos demais mutirões.

Apenas quatro dos 14 CFCs participantes do Mutirão de Florianópolis cumpriram o índice de 60% de aprovação nas categorias. Segundo a resolução do Contran, para a renovação do credenciamento, o CFC deverá apresentar índices de aprovação de seus candidatos de, no mínimo, 60% nos exames teóricos e práticos.

“Pra nós do Detran aquilo que a gente pensava lá no início que era diminuir a fila, foi muito mais para dizer o seguinte: fiscalizem porque tem coisas para serem resolvidas na questão de formação desses condutores”, acrescentou o presidente do Detran/SC, Kennedy Nunes.

Avatar
Escrito por:

ASCOM | Detran SC

Assessoria de Imprensa do Detran Santa Catarina

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support