Detentos de Canhanduba participam de oficinas terapêuticas
Detentos do Complexo Penitenciário do Vale do Itajaí, em Canhanduba, estão participando de um projeto de oficinas terapêuticas com atividades como confecção de artesanato, palestras, teatro, dinâmicas de socialização, leitura de livros e apresentação de filmes temáticos. As reuniões dos grupos são realizadas duas vezes por semana com duração aproximada de três horas.
Veja aqui a galeria de fotos.
“São atividades que permitem a criação de novas expectativas em relação a vida, motivam a integração social e a ocupação prisional, além de contribuir para a ressocialização e a reinserção dos apenados na sociedade. Nossa ideia é ampliar o projeto, na medida do possível, para todas as unidades penitenciárias”, destaca a secretária de Estado da Justiça e Cidadania, Ada Faraco de Luca.
“Os apenados podem permanecer no grupo durante o tempo em que se sentirem motivados”, explica Rafael Fachini, gerente de Saúde, Ensino e Promoção Social do complexo e responsável pela supervisão do projeto, que também conta com a psicóloga Joceane Robetti e a terapeuta ocupacional Jacqueline de Souza. Os demais profissionais do corpo técnico participam promovendo as palestras e atendimentos.
É importante também destacar que os apenados, inicialmente um grupo 10 detentos, podem contabilizar como horas de estudo as atividades realizadas nas oficinas terapêuticas recebendo a cada 12 horas de atividades, um dia de remição da pena, conforme direitos assegurados na Lei de Execução Penal (LEP).
Informações adicionais para a imprensa
Denise Lacerda
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania – SJC
E-mail: deniselacerda@sjc.sc.gov.br
Fone: (48) 3664-5810 / 99152-6934
Site: www.sjc.sc.gov.br