Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Agricultura
  4. /
  5. Detentora de seis premiações...

Detentora de seis premiações como melhor mel do mundo, Santa Catarina realiza a XXII Feira do Mel

Foto: Rogério de Lima/SAR

Excelência em qualidade e produtividade, assim é referenciada Santa Catarina quando o assunto é mel. Detentora por seis vezes consecutivas do prêmio de melhor mel do mundo no congresso mundial Apimondia, Santa Catarina deu início, na manhã desta quarta-feira, 10, a XXII Feira do mel. O evento conta com o apoio da Secretaria de Estado da Agricultura.

“Aqui nós podemos ver a representação de que estamos seguindo o exemplo das abelhas, o trabalho em conjunto, harmônico e fazendo acontecer. Todas as instituições e os produtores reunidos, simbolizando o que fazem as abelhas e trazendo este excelente resultado do setor. A Secretaria da Agricultura e o Governador Jorginho Mello vão dar continuidade a este trabalho com programas e projetos que auxiliam na produção do mel de excelência que faz o nosso estado”, destaca o Secretário da Agricultura, Valdir Colatto.

Em 2023, a feira traz mais de 30 marcas, com uma grande diversidade de tipos de méis. São 23 estandes com produtos catarinenses e quase 200 produtores expondo méis, cosméticos, bebidas e diversas outras opções. A XXIl Feira do Mel de Santa Catarina, acontece de 10 a 13 de maio de 2023, no Largo da Alfândega, centro de Florianópolis. A organização é da Federação das Associações de Apicultores e Meliponicultores de Santa Catarina (Faasc), Epagri, Sebrae, Senar, UFSC e prefeitura de Florianópolis.

A apicultura e a meliponicultura em SC

Com mais de 16 mil criadores de abelha, o estado produz cerca de 100 tipos de méis silvestres com cor, aroma, sabor e consistência diferentes. O forte trabalho entre instituições como a Faasc, Epagri, Cidasc, Sebrae, Senar, UFSC e produtores rurais, tornaram o estado catarinense referência na criação de abelhas.

Foto: CIDASC

Santa Catarina está entre os maiores produtores e exportadores de mel do Brasil, além de ter a melhor produtividade por área do país, com uma média estadual de 68 kg/km², contra 4,8 kg/km² da média nacional. SC possui ainda a Indicação Geográfica (IG) do Mel de Melato da Bracatinga na categoria Denominação de Origem (DO) do Planalto Sul Brasileiro, a IG é a garantia de que o produto possui características e sabor únicos.

Apoio aos produtores rurais

Os apicultores e meliponicultores de Santa Catarina dispõem de linhas de crédito voltadas ao fortalecimento do setor. No Programa Terra Boa 2023, a Secretaria da Agricultura apoiará a aquisição de kits apicultura.

O kit tem o valor de R$ 2,6 mil, e o produtor tem dois anos de prazo para o pagamento, com parcelas anuais e sem juros. Caso o produtor opte por adiantar o pagamento da segunda parcela para a mesma data de vencimento da primeira, terá um desconto de 60% sobre o valor da segunda parcela. O Terra Boa contempla ainda o fornecimento de abelhas rainhas.

Os apicultores e meliponicultores podem acessar também o Programa Investe Agro – SC, com subvenção de juros de financiamentos bancários, e o Programa Fomento Agro – SC, que oferece linhas de financiamentos.

Informações adicionais:
Paulo Henrique Santhias
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Agricultura
imprensa@agricultura.sc.gov.br

Fone: (48) 3664-4418

Site: www.agricultura.sc.gov.br

www.facebook.com/AgriSC/ www.instagram.com/agricultura.sc

Avatar
Escrito por:

ASCOM | SAR

Assessoria de imprensa da Secretaria de Estado da Agricultura

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support