Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Tempo e Clima
  4. /
  5. Despedida do verão: SC...

Despedida do verão: SC terá semana com calor intenso durante as tardes e temperaturas podem chegar aos 40° graus

Foto: Ricardo Wolffenbüttel / SECOM

No dia 21, próxima quinta-feira, o verão termina oficialmente. E nessa reta final de estação o calor intenso volta com tudo em Santa Catarina. A previsão dos meteorologistas apontam temperaturas elevadas e acima do normal para essa época do ano. Segundo o serviço de meteorologia da secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil, um sistema de alta pressão associado a uma massa de ar seco deixa o tempo estável e com grande amplitude térmica no estado durante esta semana. A presença do sol durante o dia favorece uma significativa elevação das temperaturas, mas nas noites e madrugadas as temperaturas ficam amenas.

Segundo o secretário de Estado da Proteção e Defesa Civil, coronel Fabiano de Souza, nessas ondas de calor a gente não pode se descuidar. “É extremamente importante que a população tem cuidados extremos com a onda de calor. Evitem uma exposição prolongada ao sol, principalmente, nos horários mais complicados entre 10 e 16 horas onde a radiação é mais intensa. Hidrate-se, use protetor solar. E nesse período com ondas de calor logo depois de período chuvoso é muito importante também os cuidados e a prevenção contra a dengue”, destacou o secretário.

Nesta terça (12) e na quarta-feira (13), as temperaturas máximas ultrapassam os 35°C em áreas do Extremo Oeste e Oeste catarinense e variam entre 30°C e 33°C no Meio-Oeste, Planalto Norte, Vale do Itajaí e litorais, com exceção da faixa costeira. Na quinta (14) e na sexta-feira (15) o calor se intensifica, com máximas de 33°C a 35°C na maior parte do estado e de 36°C a 40°C no Extremo Oeste, Oeste, Litoral Sul e parte do Vale do Itajaí. O risco é moderado nas áreas em amarelo para desidratação, insolação, agravamento de doenças cardiorrespiratórias e outros transtornos associados ao calor excessivo. Nas áreas em verde, o risco é baixo.

RECOMENDAÇÕES:

Evite a exposição ao sol nas horas mais quentes do dia;
Mantenha-se hidratado;
Use protetor solar;
Atenção especial com crianças, idosos e pessoas com doenças cardiorrespiratórias.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support