Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Educação
  4. /
  5. Desempenho de acadêmicos da...

Desempenho de acadêmicos da Udesc no Toefl supera média nacional pela terceira vez

Pela terceira vez seguida, os acadêmicos de graduação e pós-graduação da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) apresentaram nível de proficiência na língua inglesa acima da média nacional na comparação com outras instituições de ensino superior. O desempenho dos estudantes foi apontado pelo relatório do programa Idiomas Sem Fronteiras, do Ministério da Educação (MEC), a partir da aplicação, em 2016, do Test of English as a Foreign Language – Institutional Testing Program (Toefl/ITP) em instituições federais e estaduais de todo o País.

No ano passado, a Udesc ofertou 840 vagas gratuitas para os alunos realizarem o Toefl, que avalia compreensão auditiva, redação e leitura em inglês e concede um certificado aceito por diversas universidades estrangeiras.

Proficiência

O exame tem seis níveis de proficiência, conforme o número de acertos na prova: A1 e A2 (níveis básicos), B1 e B2 (níveis intermediários) e C1 e C2 (níveis avançados). O relatório de 2016 apontou que 64,4 % dos estudantes da Udesc alcançaram níveis B1 e B2 no ano passado, enquanto o percentual nacional foi de 56% e o da Região Sul totalizou 57%.

O secretário de Cooperação Interinstitucional e Internacional da Udesc, Amauri Bogo, enfatiza a relevância do resultado obtido pelos acadêmicos. “Atingir os níveis B1 e B2 no teste é um diferencial crucial para o ingresso dos estudantes em programas de intercâmbio e em instituições de ensino estrangeiras.”

Mais informações podem ser obtidas no site do Idiomas sem Fronteiras e com a Secretaria de Cooperação Interinstitucional e Internacional (SCII) pelo e-mail scii.reitoria@udesc.br.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-8006/8010