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Desempenho da Educação Básica de Santa Catarina é destaque no país

Santa Catarina atingiu as metas nacionais do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), sendo mais uma vez destaque em relação aos demais estados. Nos anos iniciais do Ensino Fundamental, apresenta o segundo melhor desempenho do país, 6,5, atrás somente de São Paulo (6,6). Nos anos finais do Fundamental, também ocupa a segunda posição, com indicador de 5,2, ficando 0,1 ponto abaixo de São Paulo e Goiás. Os dados foram apresentados nesta segunda-feira, 3, pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

No ensino médio, nenhum Estado atingiu a meta do Ideb 2017. Santa Catarina alcançou 4,1, um desempenho melhor que o apresentado na última edição do Ideb, em 2015, quando obteve índice 3,8, ficando em quarto lugar entre os estados brasileiros. O aumento de SC foi maior do que o alcançado pelo país que, de 3,7 em 2015, atingiu 3,8 em 2017. A meta projetada era de de 4,7.  

Até 2015, os resultados do ensino médio, diferente do ensino fundamental, eram obtidos a partir de uma amostra de escolas. A partir da edição de 2017, o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) passou a ser aplicado a todas as escolas públicas e, por adesão, às escolas privadas. 

Anos iniciais

O país segue melhorando seu desempenho nos anos iniciais do ensino fundamental, alcançando em 2017, um índice igual a 5,8. A meta proposta foi superada em 0,3 ponto.  O desempenho do Estado (6,5), além de ficar acima da meta nacional, também superou a própria meta de 5,9.

Anos finais

Os resultados do Ideb mostram que, apesar de o país ter melhorado seu desempenho nos anos finais do ensino fundamental, alcançando, em 2017, um índice igual a 4,7, a meta proposta de 5,0 não foi atingida. Com indicador de 5,2, SC ficou também acima da meta nacional. São Paulo e Goiás chegaram a 5,3.  

Ideb

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) é uma iniciativa do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para mensurar o desempenho do sistema educacional brasileiro a partir da combinação entre a proficiência obtida pelos estudantes em avaliações externas de larga escala (Saeb) e a taxa de aprovação, indicador que tem influência na eficiência do fluxo escolar, ou seja, na capacidade do estudante aprender e avançar para as próximas séries. 

 

Informações adicionais para a imprensa:

Melina Cauduro
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado da Comunicação – Secom
(48) 3665-3009 / (48) 9 9938-9839
melina@secom.sc.gov.br 
www.sc.gov.br 

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